A descrição da alma

Alma...
A expressão da alma é a certeza da vida em espírito, a que nos dá movimentos para circular por entre a vida e as experiências que ela nos proporciona.
É na alma que ficam registrada todas as nossas sensações e aprendizados.
Passamos pela vida sabendo que tudo que nos ocorre nos ensina e nos compele para avançarmos e de um modo natural, procuramos sempre nos mantermos atentos e vigilantes para o que já nos fez recuar ou mesmo perder.
São os alertas da nossa alma que tem por finalidade proteger nosso espírito de uma vida sem evolução, mas também é nela que ficam todas as nossas passagens por muitos sentimentos que ao longo da vida foram experimentados e na alma ficam interiorizados para nos mostrar, nos capacitar e nos ensinar em como dar o próximo passo sem que tenhamos que novamente passar pela mesma situação as que não mais nos faz avançar e sim nos desfaz em uma nova prisão de sensações de dor...

A alma traz em si seus substantivos de vida e eles é que nos torna quem somos.

Falemos então dos substantivos da alma...
Aqueles que nos faz passar pela vida e deixar que a vida nos marque e que também deixaremos nossa marca.

Substantivos da alma em contos da vida.

terça-feira, 28 de junho de 2011

Silêncio


Pense em alguém poderoso.

Essa pessoa briga e grita como uma galinha ou olha em calmo silêncio, como um lobo? Lobos não gritam. Eles têm uma aura de força e poder. Observam em silêncio. Somente os poderosos, sejam lobos, homens ou mulheres, respondem a um ataque verbal com o silêncio.

Além disso, quem evita dizer tudo o que tem vontade, raramente se arrepende por magoar alguém com palavras ásperas e impensadas.

O erro não dito é um silencioso correto.

Exatamente por isso, o primeiro e mais óbvio sinal de poder sobre si mesmo é o silêncio em momentos críticos. Se você está em silêncio, olhando para o problema, mostra que está pensando, sem tempo para debates fúteis. Se for uma discussão que já deixou o terreno da razão, quem silencia e continua a trabalhar mostra que já venceu, mesmo quando o outro lado insiste em gritar a sua derrota. Olhe. Sorria. Silencie. Vá em frente.

Lembre-se de que há momentos de falar e há momentos de silenciar. Escolha qual desses momentos é o correto, mesmo que tenha que se esforçar para isso.

Por alguma razão, provavelmente cultural, somos treinados para a (falsa) idéia de que somos obrigados a responder a todas as perguntas e reagir a todos os ataques. Não é verdade. Você responde somente ao que quer responder e reage somente ao que quer reagir. Você nem mesmo é obrigado a atender seu telefone pessoal. Falar é uma escolha, não uma exigência, por mais que assim o pareça.

Você pode escolher o silêncio.
Além disso, você não terá que se arrepender por coisas ditas em momentos impensados, como defendeu Xenócrates, mais de trezentos anos antes de Cristo, ao afirmar: "me arrependo de coisas que disse, mas jamais de meu silêncio”.

Durante os próximos sete dias, responda com o silêncio, quando for necessário. Use sorrisos, não sorrisos sarcásticos, mas reais. Use principalmente o olhar, use um abraço ou use qualquer outra coisa para não ter que responder em alguns momentos. Você verá que o silêncio pode ser a mais poderosa das respostas. E, no momento certo, a mais compreensiva e real delas.

Aldo Novak

sábado, 25 de junho de 2011

Momento especial


A grande maioria de nós, humanos, espera da vida sempre mais do que na verdade merece. Imaginamos e queremos resultados imediatos, sempre favoráveis.

Levamos a vida sempre em ritmo acelerado ou ao contrário, em total inércia, esquecemos de prestar atenção em tantos fatos aparentemente sem importância, mas que podem nos mostrar a realidade, apontar-nos um caminho e deixar claro que a vitória só depende de nós.

Quando passamos a observar os fatos do presente (do agora) e tentamos compreendê-los, podemos alcançar a essência da bondade de Deus.

O momento especial é o despertar para a vida. É entender a importância de viver o agora. É poder sentir a necessidade de compartilhar, de doar. É não ter receio de avançar e desvendar sua própria inteligência. É buscar sempre novas formas para evoluir. É vencer todos os obstáculos com firmeza. É acreditar em suas possibilidades. É saber ser paciente, humilde, seguro. É fugir dos preconceitos e das discriminações. É estar com a consciência aberta, pronta para cumprir o que foi determinado pelo Pai, aqui ou em qualquer outra morada.

Deus, nosso amigo maior, foi generoso demais comigo, paciente ao extremo. Deixou que o equilíbrio pudesse fazer parte do meu dia-a-dia, para só assim colocar em minhas mãos, no meu caminho, minhas tarefas. Hoje, compreendo desta maneira e você que está perdido, descrente, pode começar a entender já.

Podemos transformar qualquer momento difícil, amargo, em um momento especial. Basta permitirmos que Ele conduza a nossa vida conforme a Sua vontade.

Devemos viver o momento especial com alegria, segurança, amor, acreditando na vontade de Deus, tendo a total convicção de estarmos no lugar certo, vivendo e cumprindo o nosso papel na Terra. Devemos ainda aguardar a nossa passagem para outras dimensões, na absoluta certeza de que a vida continua e que os sentimentos verdadeiros não morrem jamais.

Maria de Nazaré de Mello

quinta-feira, 23 de junho de 2011

Amor na latinha de leite




Amor na latinha de leite

Existem momentos na vida em que alguém toca o seu coração sem perceber a profundidade daquela influência. Quando li este texto anônimo fui movido a AGIR com mais rapidez!!!

Espero que você goste também!

Dois irmãozinhos maltrapilhos, provenientes da favela, um deles de cinco anos e o outro de dez, iam pedindo um pouco de comida pelas casas da rua que beira o morro.

Estavam famintos:
▬ Vai trabalhar e não amole, ouvia-se detrás da porta..
▬ Aqui não há nada moleque...', dizia outro...

As múltiplas tentativas frustradas entristeciam as crianças...

Por fim, uma senhora muito atenta disse-lhes:
▬ Vou ver se tenho alguma coisa para vocês... coitadinhos!
E voltou com uma latinha de leite.

Que festa! Ambos se sentaram na calçada. O menorzinho disse para o de dez anos:
▬ Você é mais velho, tome primeiro...e olhava para ele com seus dentes brancos, a boca semi-aberta, mexendo a ponta da língu'.

Eu, como um tolo, contemplava a cena...

Se vocês vissem; o mais velho olhando de lado para o pequenino...!
Leva a lata à boca e, fazendo gesto de beber, aperta fortemente os lábios para que por eles não penetre uma só gota de leite.

Depois, estendendo a lata, diz ao irmão:
Agora é sua vez. Só um pouco.

E o irmãozinho, dando um grande gole exclama:
Como está gostoso!

Agora eu, diz o mais velho.
E levando a latinha, já meio vazia, à boca, não bebe nada.

▬ Agora você,
▬ Agora eu,
▬ Agora você,
▬ Agora eu...

E, depois de três, quatro, cinco ou seis goles, o menorzinho, de cabelo encaracolado, barrigudinho, com a camisa de fora, esgota o leite todo... ele sozinho.

Esse 'agora você', 'agora eu' encheram-me os olhos de lágrimas...

E então, aconteceu algo que me pareceu extraordinário. O mais velho começou a cantar sorridente, a jogar futebol com a lata de leite. Estava radiante, o estômago vazio, mas o coração trasbordante de alegria.

Pulava com a naturalidade de quem não fez nada de extraordinário, ou melhor, com a naturalidade de quem está habituado a fazer coisas extraordinárias sem dar-lhes maior importância.

Daquele moleque nós podemos aprender a grande lição, "quem dá é mais feliz do que quem recebe.

▬ É assim que nós temos de amar.

Sacrificando-nos:

Com tal discrição,
Com tal elegância,
Com tal naturalidade,
Que os outros nem sequer possam agradecer-nos o serviço que nós lhe prestamos."

▬ Como você poderia hoje encontrar um pouco desta "felicidade" fazendo a vida de alguém melhor, mais "gostosa de ser vivida"?

Vamos lá, levante-se e faça o que for necessário!
Ajude alguém, colabore!
E você será mais feliz!

Como fala OSHO jogue uma flor e a receberá de volta. Shanti

Afinidade



Afinidade

Você já percebeu a arrogância em alguma pessoa?

Aquilo que vemos nos outros são reflexos leais do que somos, ou pistas seguras de que temos algo similar dentro de nós.

Nossa tarefa de educação consiste em disciplinar nossos impulsos ególatras. Seguir a meta em direção aos mundos melhores nos quais "o homem não procura elevar-se acima do homem, mas acima de si mesmo , aperfeiçoando-se."



Não se esqueça de que a pior atitude de arrogância é a de colecionar certezas sobre a vida, sem reciclá-las conforme o ritmo evolutivo de nossa humanização.

A solução vem da capacidade de servir.

Aquele que se fizer o servo de todos será o maior na obra do Cristo.



Afinidade , assim como tudo que a vida nos brinda para celebrar o bem, são responsabilidades pelas quais devemos zelar com máxima prudência, para que jamais se transformem em pasto de arbitrariedade, ou espelho para projetar nossas carências.

Afinidade espiritual deve significar arrimo da ilusão .

Para muitos afinidade é estar com aquele que pensa da mesma maneira, ou que tem os mesmos gostos!...



Os afins, à luz do espírito imortal, são aqueles que constroem juntos na fileira do tempo, a devoção espontânea, ainda mesmo que divirjam sobre os mais variados pontos de vista.

Na obra do Cristo, os afins são aqueles que decidem se amar, apesar das diferenças...



Ermance Dufaux

Do livro "Lírios de Esperança", de Wanderley Soares de Oliveira, pelo Espírito Ermance Dufaux.


terça-feira, 21 de junho de 2011


Era uma vez um grupo de sapinhos...
... que organizaram uma competição.
O objetivo era alcançar o topo de uma torre muito alta.
Uma multidão se juntou em volta da torre para ver a corrida e animar os competidores...
A corrida começou...
Sinceramente:
Ninguém naquela multidão toda realmente acreditava que sapinhos tão pequenos pudessem chegar ao topo da torre.
Eles diziam coisas como:
'Oh, é difícil DEMAIS!!
Eles NUNCA vão chegar ao topo. '
ou:
'Eles não tem nenhuma chance de sucederem. A torre é muito alta!'
Os sapinhos começaram a cair. Um por um...
... Só alguns poucos continuaram a subir mais e mais alto...
A multidão continuava a gritar
'É muito difícil !!! Ninguém vai conseguir!'
Outros sapinhos se cansaram e desistiram...
...Mas UM continuou a subir, e a subir...
Este não desistia!
No final, todos os sapinhos tinham desistido de subir a torre. Com excepção do sapinho que, depois de um grande esforço,
foi o único a atingir o topo!
Naturalmente, todos os outros sapinhos queriam saber como ele conseguiu?
Um dos sapinhos perguntou ao campeão como ele conseguiu forças para
atingir o objetivo?
E o resultado foi...
Que o sapinho campeão era SURDO!!!!

A moral da história é:
Nunca dê ouvidos a pessoas com tendências negativas ou pessimistas...
...porque eles tiram de você seus sonhos e desejos mais maravilhosos.
Sempre se lembre do poder das palavras.
Porque tudo o que você falar, ouvir e ler irá afetar suas ações!
Portanto: Seja SEMPRE... POSITIVO!
E acima de tudo:
Seja SURDO quando as pessoas dizem que VOCÊ
não pode realizar SEUS sonhos!
Sempre pense:
Eu POSSO TODAS AS COISAS NAQUELE QUE ME FORTALECE!!!
Passe esta mensagem para outros 'sapinhos' de quem você gosta. Dê-lhes motivação!!! Shanti

Felicidade




Felicidade



Se tudo na vida é relativo,
Relativa também é a idéia
Que cada um faz da felicidade.

Para uns, felicidade é
Dinheiro no bolso,
Cerveja na geladeira,
Roupa nova no armário.



Para outros a felicidade
Representa o sucesso,
A carreira brilhante,
O simples fato de se achar importante
ainda que na verdade as coisas não sejam bem assim.

Para outros tantos,
Ser feliz é conhecer o mundo,
Ter um conhecimento profundo
Das coisas da Terra e do ar.



Mas para mim, ser feliz é diferente
Ser feliz é ser gente,
É ter vida.

Que como dizia o poeta:
" É bonita, é bonita, é bonita..."



Felicidade é a família reunida,
É viver sem chegada, sem partida
É sonhar, chorar... sorrir.

Felicidade é viver cercado de amor
É plantar amizades, é o calor
Do abraço daquele amigo
Que mesmo distante,
Lembrou de dizer: "Alô"



Ser feliz,
É acordar às cinco da matina,
Depois de ter ido dormir
às três da madrugada,
Com sono pra lá de cansado,
Só pra dar uma pontinha
Da cama, para o filho dormir.

Ser feliz é ver todo dia
Um sorriso de criança;



É música, dança,
Paz e o prazer de descobrir
que a cada dia
A vida inicia,
Novamente,

A cada amanhecer.



Ser feliz é ter violetas na janela,
É chá de maçã com canela,
É pipoca na panela,
E um CD bem méla-méla,
Para esquentar o coração.

Ser feliz é curtir sol radiante,
Frio aconchegante,
Chuvinha ou temporal.



Ser feliz é enxergar
O outro
E sabe lá quantos outros cruzam nossa estrada.

Ser feliz é fazer da vida,
Uma grande aventura,
A maior loucura,
Um enorme prazer.



(A. D.)



domingo, 19 de junho de 2011

A fita métrica do amor


Os Tamanhos variam conforme
o grau de envolvimento...
Uma pessoa é enorme para você,
quando fala do que leu e viveu,
quando trata você com carinho e respeito,
quando olha nos olhos e sorri destravado
É pequena para você quando só pensa em si mesma,
quando se comporta de uma maneira pouco gentil,
quando fracassa justamente no momento em
que teria que demonstrar o que há
de mais importante entre duas pessoas:
A amizade,
O respeito,
O carinho,
O zelo,
E até mesmo o amor.

Uma pessoa é gigante para você
quando se interessa pela sua vida,
quando busca alternativas para o seu crescimento,
quando sonha junto com você.
E pequena quando desvia do assunto.
Uma pessoa é grande quando perdoa,
quando compreende,
quando se coloca no lugar do outro,
quando age não de acordo com o que esperam dela,
mas de acordo com o que espera de si mesma.
Uma pessoa é pequena quando
se deixa reger por comportamentos clichês.
Uma mesma pessoa pode aparentar grandeza
ou miudeza dentro de um relacionamento,
pode crescer ou decrescer num espaço
de poucas semanas
Uma decepção pode diminuir o tamanho
de um amor que parecia ser grande.
Uma ausência pode aumentar o tamanho
de um amor que parecia ser ínfimo.
É difícil conviver com esta elasticidade:
as pessoas se agigantam
e se encolhem aos nossos olhos.
Nosso julgamento é feito não através
de centímetros e metros,
mas de ações e reações,
de expectativas e frustrações.
Uma pessoa é única ao estender a mão,
e ao recolhê-la inesperadamente,
se torna mais uma.
O egoísmo unifica os insignificantes.
Não é a altura, nem o peso, nem os músculos
que tornam uma pessoa grande
é a sua sensibilidade, sem tamanho...

Marilda

sábado, 18 de junho de 2011

A importância de gostar de ler ...

Um casal sai de férias para um hotel-fazenda. O homem gosta de pescar e a mulher gosta de ler.

Uma manhã, o marido volta da pesca e resolve tirar uma soneca. Apesar de não conhecer bem o lago, a mulher decide pegar o barco do marido e ler no lago.

Ela navega um pouco, ancora, e continua lendo seu livro.

Neste momento chega um guardião do parque em seu barco, pára ao lado da mulher e fala:

- Bom dia, madame. O que está fazendo?

- Lendo um livro - responde

- A senhora está numa área restrita em que a pesca é proibida - informa.

- Sinto muito, tenente, mas não estou pescando, estou lendo.

- Sim, mas com todo o equipamento de pesca no barco, nada impede que a senhora possa fazê-lo a qualquer momento. Se não sair daí imediatamente, terei de multá-la e processá-la.

- Se o senhor fizer isso, terei que acusá-lo de assédio sexual.

- Mas eu nem sequer a toquei! - diz o guardião.

- É verdade, mas o senhor tem todo o equipamento. Pelo que sei, pode começar a qualquer momento.

- Tenha um bom dia madame, diz ele, e vai embora.

MORAL DA HISTÓRIA:

NUNCA DISCUTA COM UMA PESSOA QUE LÊ. CERTAMENTE ELA LHE SURPREENDERÁ !

Sergio Rocha

quinta-feira, 16 de junho de 2011

Momentos


Quando o carro de tua vida estiver transitando pelo vale da aflição, recorda a paciência e continua trabalhando, confiando e servindo com Jesus.
( Mensagem Provas Decisivas – O Espírito da Verdade
Chico Xavier e Waldo Vieira – Espíritos Diversos)


Quando sentir que por mais que busque, não consegue enxergar uma luz, não acredite que viverá apenas entre as sombras, mas, sim, volta-se para o Alto e pede auxílio, porque jamais estará sozinho nessa estrada. E nesse momento, novamente o caminho voltará a ser iluminado para que você possa voltar a confiar e principalmente prosseguir na grande jornada.

Quando ouvir a importância de manter a fé sempre acesa, mas encontrar-se totalmente descrente, a ponto de aceitar a ideia de desistir,feche os olhos e permanece por alguns minutos em silêncio, libertando-se de qualquer mágoa, medo e tristeza. Assim, estará criando espaço para que a fé possa renascer e crescer dia a dia em seu íntimo.

Quando deparar-se com a decepção e mudanças repentinas de seus planos, ao invés de escolher à revolta e o desânimo, aguarda um pouco, evitando assim de realizar atos impensados. E o tempo lhe fará perceber que nenhuma porta se fecha fora de hora e principalmente que os desígnios divinos,embora ainda não compreendidos são sempre os melhores para nossa evolução espiritual.

Quando sua mente estiver confusa e muitos fatos do passado lhe causarem desconforto, não se entregue totalmente ao pessimismo, pelo contrário, busca uma página edificante, uma música agradável, uma paisagem tranquila, um trabalho de amor em prol de um necessitado, enfim, abre as portas da sua alma e a Providência Divina lhe apresentará muitas bênçãos.

Quando for quase impossível aguentar a dor, chora se for necessário, mas não um choro de desespero e sim consolador, permitindo que cada lágrima lave o seu coração e o prepare para receber as sementes da esperança.

Quando a correria do dia-a-dia não permitir que realize todas as atividades que gostaria, compreende que onde houver o amor verdadeiro, grandes obras sempre serão realizadas. E mesmo que seja em forma de vibração, se o amor estiver presente, muito já se edifica.

Quando no hoje reconhecer que o seu ontem foi escrito em erros, não adote a postura de que sua vida não vale mais nada, ao invés disso, reconheça que no hoje também surge a grande oportunidade de desenhar um outro caminho para o amanhã.

Quando muitas forem as provas a serem enfrentadas, antes de encará-las abastece o seu Espírito de confiança, liga-se às forças do bem e com trabalho e perseverança vai adiante, porque é só assim que se visualiza um novo amanhecer.

Quando perceber-se desiludido, cansado do rumo da sua vida, não prefira jamais baixar os olhos para o chão, mas sim olha para frente e percebe quantos também necessitam de um sorriso e você é capaz disso. Sorria, abrace, leve esperança, fraternidade e mesmo sem perceber estará criando as oportunidades para que os benfeitores espirituais lhe guiem em um novo e verdadeiro percurso.

Quando inquieto diante das incertezas, não aumente a sua angústia com o medo do porvir, mas prossegue trabalhando e espalhando as sementes do bem, porque essas resistem a qualquer espinho e sempre lhe darão os bons frutos que alimentarão o seu Espírito nessa grande e muitas vezes árdua, travessia.

E quando seus pés fraquejarem, suas mãos tornarem-se trêmulas e não encontrar forças para continuar, sentindo que chegou ao fim, vencido pelas dificuldades, é hora de clamar pelo Mestre Jesus e Ele, que nunca lhe abandonou, lhe devolverá a paz perdida.

Ele virá ao seu encontro, resgatá-lo da cegueira espiritual e mostrar o caminho que deve trilhar.

E confiando em Jesus, prosseguirá, de início a passos vacilantes, mas pouco a pouco a certeza de que não caminha sozinho, lhe fortalecerá.

E assim como o apóstolo diante da entrada de Damasco deslumbrou a grande luz que fez com que o novo homem começasse a nascer, você também sentirá a proteção divina a lhe envolver...

E com ela seguirá qualquer caminho.

Acredita, persevera e lembra das palavras do homem que transformou a sua vida por amor ao Mestre e jamais temeu as inúmeras provas que encontrou, porque tinha a certeza absoluta que não seguia só:

“Porque quando estou fraco, então é que sou forte”.
( Paulo, II Coríntios 12:10)


Jesus também segue a iluminar nossa existência.

Confiemos e sigamos com Ele...

Sônia Carvalho

Relaxar


Vivemos pressionados por tantas solicitações do mundo exterior, que se torna cada dia mais difícil encontrar um espaço de paz e serenidade dentro de nós.
Cobramo-nos mais coragem, mais competência, mais ambição, mais empenho na superação de nossas dificuldades.

E todas estas metas que nos impomos, acabam se constituindo em mais um obstáculo ao alcance da felicidade que tanto buscamos. Precisamos de uma pausa, uma postura mais amorosa e compassiva para conosco, que nos permita substituir a luta, pelo relaxamento em nosso próprio ser.

Mas, este relaxamento só poderá existir, se estivermos plenamente conscientes de que já somos o que desejamos ser, e que o êxtase e a alegria pelos quais tanto ansiamos já se encontram dentro de nós.

Se ainda não os experimentamos, certamente é porque nossos olhos têm se voltado muito mais para fora do que para o nosso próprio centro.

Enquanto continuarmos focados apenas no que nos falta e nas dores e dificuldades que o estado de inconsciência nos impõe, a luz que nos guiará no alcance da harmonia interior, continuará oculta.

Ela precisa de um estado receptivo, relaxado e, acima de tudo, confiante, para que possa expressar-se em toda a sua plenitude.

...Não há qualidade ou energia que não possa ser convertida para o bem, para a bênção. E lembre-se, aquilo que pode tornar-se ruim, sempre pode tornar-se bom; aquilo que pode tornar-se prejudicial, sempre pode tornar-se útil. Útil e prejudicial, bom e ruim são direções. É uma questão simples de transformar mudando a direção e as coisas se tornarão diferentes.

A forma que você está se movendo agora é errada. Qual é a prova que algo está errado? A prova que algo está errado é que quanto mais você se move, mais você se torna vazio, quanto mais você se move, mais você se torna triste; quanto mais você se move, mais você se torna impaciente; quanto mais você se move, mais você é preenchido com escuridão. Se for esta a situação, então, certamente você está se movendo erradamente.

Bem-aventurança é o único critério para a vida. Se sua vida não é bem aventurada, então, saiba que você está se movendo erradamente. Sofrimento é o critério de estar errado, e bem-aventurança é o critério de estar certo - não há outro critério. Não há necessidade de perguntar a mais ninguém.

Você pode usar esse critério todo dia, na sua vida cotidiana. O critério é a bem-aventurança. É o mesmo critério de testar ouro esfregando-o em uma pedra: o ourives jogará fora o que quer que não seja puro e colocará o que é puro na sua loja.

Elisabeth Cavalcante

Continue checando, cada dia, utilizando o critério da bem-aventurança; veja o que é certo e o que é errado. O que quer que esteja errado pode ser jogado fora, e o que quer que esteja certo começará a se acumular lentamente como um tesouro.
Osho, The Inner Journey

segunda-feira, 13 de junho de 2011

As 4 Leis da Espiritualidade ensinadas na Índia




1ª Lei: “A pessoa que vem é a pessoa certa”.

Significa que ninguém está em nossa vida por acaso. Todas as pessoas ao nosso redor estão interagindo conosco. Há sempre algo que nos faz aprender e avançar em cada situação.

2ª Lei: “Aconteceu a única coisa que poderia ter acontecido”.

Nada, nada, absolutamente nada do que acontece em nossas vidas poderia ter sido de outra forma. Mesmo o menor detalhe. Não há nenhum “se eu tivesse feito tal coisa…, talvez não teria acontecido se eu…”. O que aconteceu foi tudo o que poderia ter acontecido, e foi para aprendermos alguma lição e seguirmos em frente. Todas e cada uma das situações que acontecem em nossas vidas são perfeitas.

3ª Lei: “Toda vez que você iniciar é o momento certo”.

Tudo começa na hora certa: nem antes, nem depois. Quando estamos prontos para iniciar algo novo em nossas vidas, é o momento em que as coisas acontecem.

4ª Lei: “Quando algo termina, acaba realmente”.

Simplesmente assim. Se algo acabou em nossas vidas foi para a nossa evolução, por isso, é melhor seguirmos em frente e nos enriquecermos com cada experiência.
Uma bela e abençoada semana a todos !
Shanti

sábado, 11 de junho de 2011

O maior dos tesouros - Elizabeth Cavalcante


O tesouro mais valioso que o ser humano deveria ambicionar, conquistar, é a sua dignidade. Mas ela só pode existir na presença de um elemento essencial, que é a consciência.

Aquele que permanece inconsciente de seu próprio poder interior, torna-se presa fácil dos manipulares e se submete sem qualquer reflexão, às exigências provenientes do mundo exterior.

Ele é facilmente reconhecível por aqueles que possuam uma mínima capacidade de observação. Amolda-se a qualquer regra, sem nenhum questionamento, para garantir a aprovação e a estima dos demais.

Nem sequer percebe que está sendo usado por variados interesses e, um dia, pode ser surpreendido pelo descarte puro e simples daqueles a quem imaginava agradar.

A dignidade não permite que nos submetamos a circunstâncias em que o respeito à nossa condição humana esteja ausente. Quem confia no direcionamento ditado por sua consciência, está disposto a pagar o preço que for preciso para manter-se fiel a si mesmo.

Os relacionamentos que estabelecemos ao longo da vida (sejam sociais, profissionais ou afetivos), constituem o principal campo de provas para o exercício de nosso auto-respeito.

Abrir mão de nossa dignidade para ser aceito por quem quer que seja, é o caminho mais fácil para a dependência e a escravidão.

É essencial que busquemos, a cada momento, encontrar dentro de nós a resposta a este simples questionamento: estou vivendo em sintonia absoluta com minha dignidade?

Se não conseguirmos obter um sim a esta pergunta, é hora de começar a repensar a maneira como temos enxergado nosso próprio valor.

“Zarathustra divide a evolução da consciência em três símbolos: o camelo, o leão e a criança.
O camelo é um animal de carga, pronto para ser escravizado, nunca rebelde. Ele jamais consegue dizer ‘não’: é um crente, um seguidor, um escravo fiel. Este é o mais baixo nível da consciência humana.
O leão é uma revolução.
O princípio da revolução é um sagrado ‘não’.
Na consciência do camelo, há sempre uma necessidade de alguém conduzir e de alguém para lhe dizer: “Tu deves fazer isto”. Ele precisa dos Dez Mandamentos. Precisa de todas as religiões, de todos os sacerdotes e de todas as escrituras sagradas, porque ele não pode confiar em si mesmo; não tem nem coragem e nem alma e nem qualquer desejo pela liberdade: é obediente.
O leão é um anseio profundo pela liberdade, um desejo de destruir todos os aprisionamentos. O leão não tem necessidade de nenhum líder – ele é suficiente em si mesmo. Não permitirá que ninguém diga a ele: “Tu deves”.- isto é insultante para o seu orgulho. Ele só pode dizer: “Eu quero”. O leão é responsabilidade e um tremendo esforço para se livrar de todos os aprisionamentos.
Mas, mesmo o leão não é o mais alto pico do crescimento humano. O mais alto pico é quando o leão passa também por uma metamorfose, e se torna uma criança. A criança é inocência. Não é obediência, não é desobediência; não é crença, não é descrença: é pura confiança; é um sagrado ‘Sim!’ à existência e à vida e a tudo que esta contém.

… Zarathustra é absolutamente a favor do espírito forte. Ele é contra o ego, mas não contra o orgulho. O orgulho é a dignidade do homem. O ego é uma entidade falsa e não se deve pensar neles, jamais, como sinônimos.
O ego é algo que o priva da sua dignidade, que o priva de seu orgulho, porque o ego tem de depender dos outros, da opinião dos outros, do que as pessoas dizem. O ego é muito frágil. A opinião das pessoas pode mudar e o ego desaparecerá no ar.

… Zarathustra deixa absolutamente claro que ele é a favor do homem forte, do homem corajoso, do aventureiro que entra no desconhecido, por caminhos não trilhados, sem nenhum medo. Ele é a favor do destemor.

… A mais baixa consciência no homem é uma deformidade: ela quer ser escravizada – ela tem medo da liberdade, porque tem medo da responsabilidade;

… A mais baixa consciência do homem permanece ignorante e inconsciente, alheia, adormecida – porque, continuamente, está sendo dado a ela o veneno da crença, da fé, do nunca duvidar, do nunca dizer não. E um homem que não pode dizer ‘não’, perdeu a sua dignidade.

… Não se consegue fazer de um leão um animal de carga.
Um leão tem uma dignidade que nenhum outro animal pode suster; ele não tem qualquer tesouro, qualquer reino; sua dignidade está apenas no seu estilo de ser – destemido, sem medo do desconhecido, pronto para dizer ‘não’, até mesmo sob o risco de morte.

… E somente depois do leão – depois do grande ‘não’-, o sagrado ‘sim’ de uma criança é possível.

… Há momentos, até na vida daqueles que estão tateando no escuro e na inconsciência, quando, exatamente como um relâmpago, algum incidente os acorda… e o camelo não é mais um camelo: uma metamorfose, uma transformação acontece.
Gautama Buda deixou seu reino quando tinha vinte e nove anos de idade, e a razão foi um súbito relâmpago: e o camelo se tornou um leão.

… A existência tem um interesse no investimento do seu despertar, porque o seu despertar vai acordar muitas pessoas.
E, como uma regra geral, toda a consciência da humanidade será afetada por isso. Isso imprimirá algo de sua grandiosidade em cada ser humano inteligente. Talvez possa criar o anseio profundo pelo mesmo, em muitos – talvez a semente possa começar a germinar. Talvez, aquilo que está dormente se torne ativo, dinâmico.

… Um homem que tenha um espírito rebelde – e sem um espírito rebelde, a metamorfose não pode acontecer – tem de dizer:.quero fazer seja o que for que a minha consciência sinta ser certo, e não quero fazer seja o que for que a minha consciência sinta ser errado. Exceto meu próprio ser, não há nenhum outro guia para mim.
… O leão não pode por si mesmo criar novos valores, mas ele pode criar a liberdade, a oportunidade na qual novos valores podem ser criados.
E quais são os novos valores?
Por exemplo: o Novo Homem não pode acreditar em nenhuma discriminação entre os seres humanos. Este será um novo valor: Todos os seres humanos são um só, a despeito da sua cor, a despeito da sua raça, a despeito das suas geografias, a despeito da sua história. Apenas “ser humano” é o suficiente.

… a verdade não é um brinquedo, você não pode comprá-la pronta… Você terá de procurá-la nos silêncios mais profundos do seu próprio coração. E, exceto você, ninguém mais pode ir lá.

… E onde quer que você fique sentado silenciosamente, meditativamente, amorosamente, você cria um templo de consciência ao seu redor. Você não precisa ir a lugar algum para adorar, porque não há ninguém mais elevado do que a sua consciência, a quem você deva fazer qualquer adoração.

….O verdadeiro sábio novamente se torna uma criança.
O círculo está completo – vir da criança de volta para a criança.
Mas, a diferença é enorme.
A criança, como tal, é ignorante. Ela terá de passar através do camelo, através do leão e voltar, novamente, para a criança – e esta criança não é exatamente a velha criança, porque ela não é ignorante. Ela atravessou todas as experiências da vida: da escuridão, da liberdade, de um impotente “sim”, de um feroz “não” – e, não obstante, se esqueceu de tudo aquilo.
Isso não é ignorância, mas inocência. A primeira infância era o começo da jornada. A segunda infância é o complemento da jornada.

As Três Metamorfoses do Espírito -(Comentários de Osho sobre o Zarathustra de Nietzche)

Uma Belo final de semana a todos,

Namastê,

Shanti

sábado, 4 de junho de 2011

A Lenda da Seda

Temos uma grande tendência a acreditar que nossos problemas são “pedras no caminho” e que a vida seria extremamente mais simples sem eles. Talvez seja verdade, porém, não teríamos a possibilidade de descobrir, inventar ou reinventar.

A lenda abaixo trata de uma encantadora descoberta advinda de um suposto problema.

“Uma lenda chinesa conta que um imperador disse à sua esposa:

- Tenho percebido que nossas amoreiras estão se estragando. Gostaria que você tentasse descobrir o que há de errado.

A imperatriz descobriu que uma pequena traça de cor parda estava pondo seus ovos nas folhas. Os minúsculos ovos eram chocados e transformavam em larvas que, em poucos dias, teciam casulos e afetavam as folhas.

Imaginando que pudesse destruir os pequeninos casulos, ela mergulhou um deles em um vaso de água fervente. Para sua surpresa, o casulo começou vagarosamente a se desenrolar e formar um fio prateado. Ela viu que o fio chegava ao comprimento de setecentos metros! Assim, através do processo de resolver um problema, ela descobriu algo deslumbrante – a seda.”

Se você acha que com seus problemas a vida sofre avarias, perde a cor ou o gosto, examine se eles não podem aumentar as dimensões da sua existência. Muitas vezes, “mascarados” do que chamamos problema, está a oportunidade de crescimento e conhecimento.

Só é preciso discernimento para avaliar, coragem para enfrentar e sabedoria para lidar com eles.
“Nem tudo são flores, existem os espinhos”, já disseram um dia. Porém, você já viu algum espinho machucar a própria flor?

Amor, paz e consciência sempre ! Feliz ínicio de semana a todos! Shanti

Quando fala o coração… Presente de Gandhi


“Se eu pudesse deixar algum presente em forma de agradecimento a vocês, deixaria aceso o sentimento de amar a vida dos seres humanos.

A consciência de aprender tudo o que foi ensinado pelo tempo afora.

Lembraria os erros que foram cometidos para que não mais se repetissem.

A capacidade de escolher novos rumos.

Deixaria para vocês, se pudesse, o respeito aquilo que é indispensável.

Além do pão, o trabalho.
Além do trabalho, a ação.

E, quando tudo mais faltasse, um segredo: o de buscar no interior de si mesmo a resposta e a força para encontrar a saída.”

Mahatma Gandhi

Você é o resultado das suas crenças… A Princesa e a Bruxa

contos de fada

Qual a cor que você enxerga sua vida? Lendo esta estória fica mais claro como nossas crenças interferem em nossa percepção e, por conseqüência moldam nossa vida…

No Reino Encantado, uma bruxa malvada foi insultada pelo rei que, de forma sarcástica e em presença do público, chamou-a de feia e atrevida. A bruxa, encolerizada, encarou o rei e apontando para a filhinha daquele monarca, à época com dois anos de idade, lançou uma maldição dizendo: “A minha feiúra recairá sobre a tua filha. Ela chegará à idade juvenil com as minhas feições e, para tua infelicidade, ela será rejeitada por todos!”

A notícia do malefício da bruxa espalhou-se por todo o reinado, causando grande assombro. O poder feiticeiro da bruxa era conhecido e temido em toda a redondeza.

E não deu outra, o feitiço pegou! No decorrer dos anos, as feições da criança mudaram, assumindo um aspecto semelhante ao de uma bruxa. A feiúra da jovem princesa, única filha do rei, impressionava e deixava triste o povo daquele reinado. O rei, desesperado, desde cedo promoveu uma verdadeira peregrinação na tentativa de desfazer o feitiço. Convidou magos, feiticeiros, curadores, médicos e sábios da localidade, que tudo tentaram e nada conseguiram.

A jovem princesa atingiu os 14 anos de idade e, em seu rosto, todos podiam ver a consumação do sortilégio que lhe fora lançado. Sua pele apresentava-se envelhecida, áspera e enrugada; o nariz crescido de forma desproporcional, largo e pontudo; as orelhas alongadas, os olhos esbugalhados, desdentada e com cabelo duro e arrepiado. O rosto da jovem contrastava com o restante do seu corpo juvenil, que ganhara formosura e beleza.

O desespero do rei chegou ao auge, quando viu aproximar-se o aniversário de 15 anos da princesa. Inconsolado, ele ofereceu metade de sua fortuna a quem desfizesse o feitiço maldito. A oferta atraiu multidões ao palácio, porém ninguém teve êxito. Desesperançado, o rei isolou sua filha, mantendo-a prisioneira numa torre. Sozinha, triste e magoada, restou-lhe entregar-se ao pranto.

Distante dali, as lágrimas da jovem princesa foram ouvidas pela Fada Madrinha. Comovida, ela usou seus poderes benéficos e compreendeu o drama daquele reinado. Decidiu agir.

Em sonho, apresentou-se ao rei a quem disse que havia penetrado na torre e se maravilhado diante da beleza da jovem princesa.

Surpreso, o rei balbuciava:

- Minha filha?

- Sim, sua filha, ela é linda, é a mais bela das mulheres!

E o rei repetia: - Minha filha é linda, minha filha é linda, é linda, é linda!

Assim falando, o rei acordou com aquela idéia fixa na cabeça. Decidiu rever sua filha. Apressado, subiu á torre e, ao chegar ao quarto viu, pela primeira vez, a verdadeira face de sua filha. Era, sem dúvida alguma, a jovem mais bela daquele reinado.

Tomado pela forte emoção, o rei teve um instante de rara intuição e… zump!, como um raio, um pensamento passou-lhe pela mente e ele entendeu o mistério daquela maldição. Enfim, o feitiço estava desfeito! Comemorou intensa e silenciosamente.

No mesmo dia, determinou que se espalhasse por todo o reinado, com toda a pompa possível e com muita festa, que o feitiço chegara ao fim e que a jovem princesa era bela. Foram três dias de festejos, autorizados pelo rei, nos quais a notícia do fim da maldição fora comemorada com intenso júbilo, fazendo a alegria retornar ao coração do povo.

Poucos dias depois, um rei orgulhoso e feliz exibia sua linda filha para a multidão, na festa de seus 15 anos.

Enquanto a multidão se comovia diante da beleza da princesa, o rei aproximou-se de sua rainha e revelou o mistério: “O feitiço consistia numa crença. A bruxa malvada nos fez acreditar que a princesa seria feia e, por havermos dado ouvido a essa crença, víamos nossa filha do jeito que ela prognosticara. O sonho, que me trouxe a idéia fixa de que minha filha era linda, foi suficiente para eliminar a crença maléfica. Vi a verdadeira face da princesa, mudando minha crença. Os três dias de festa que autorizei tiveram a finalidade de promover uma lavagem cerebral na mente do povo, de modo a eliminar a crença anterior e fazer com que esse povo aqui viesse, hoje, com uma nova disposição mental”.

Nesta estória despontam as seguintes figuras: o rei, o reinado, o povo, a princesa, a bruxa, o feitiço e a fada madrinha, que podemos traduzir como:

O rei é você.

O reinado representa seu tesouro mental, sua idéias, crenças, concepções, aquilo que você administra dentro de si.

O povo é seu estado de alma, alegre ou triste, vencedor ou derrotado, agradecido ou mal agradecido, etc.

A princesa é a vida, que se apresenta a você do jeito que você crê que ela é: otimista ou pessimista, alegre, divertida ou triste, amarga e angustiante…

A bruxa representa aquelas pessoas que transmite a você idéias negativas, trazendo em seu rastro tristeza, sentimentos de inferioridade, desequilíbrio e desânimo.

O feitiço é a figura dos acontecimentos ruins que surgem em seu caminho. Decorrem das crenças negativas, pessimistas, derrotistas que você acumula.

A fada madrinha surge como seus protetores. São as pessoas boas com as quais você convive, e que estão agindo em seu favor, quer seja de forma ostensiva, quer seja no anonimato. São aqueles companheiros que incutem em você a confiança, o respeito, os bons pensamentos, enfim, as crenças positivas.

Cada pessoa vê a vida do jeito que quer, ou conforme acredita que ela seja. Existem pessoas que estão rodeadas por coisas boas, mas não vêem isto, e optam por queixas e reclamações infundadas, transformando o que poderia ser uma vida feliz, num mar de revolta e angústia.

É essencial, para se viver bem, a valorização daquilo que temos. Os inconformados não pensam assim e sempre encontrarão razões para justificarem seus pontos de vista. Resultado: estarão, sempre, vendo a vida pelo lado ruim, pintando-a com cores feias. Há situações nas quais, por mais que se faça por uma dessas pessoas, pouco se consegue, porque a causa da desilusão está nela mesma.

Temos o que cremos. Acreditar é poder, que tanto pode levar-nos para o fracasso como para o sucesso, dependendo das suas crenças negativas ou positivas.

Pense nisso!

Bons ventos lhe soprem o que precisa para ser feliz!


Extraído do livro: Novas Histórias que ninguém contou… Ed DPL. Melciades José de Brito.

quarta-feira, 1 de junho de 2011

Conhecendo o Coração






Amigos e Visitantes

Ao invés de nos algemarmos à nossa dor, passemos a realizar pequenos gestos de amor...
Conhecendo o coração


Rachel estava iniciando sua carreira na medicina e começou a atender os seus próprios pacientes. A primeira pessoa que lhe coube atender foi uma viúva de 84 anos, com uma insuficiência cardíaca das mais simples.

Era a paciente ideal para alguém que não tinha muitos conhecimentos. Uma doença de fácil tratamento. O diagnóstico foi preciso: ela sofria de doença coronariana. Rachel conseguiu elaborar um plano de tratamento, prescrevendo dois medicamentos.

Em poucas semanas de tratamento, a paciente não se queixou mais de falta de ar, a tolerância aos exercícios começou a melhorar e o inchaço dos tornozelos diminuiu.

Estranhamente, embora Rachel exultasse de felicidade com a sua vitória, a paciente se mantinha sem nenhuma alegria. A jovem médica pensou que provavelmente isso se devia à sua idade avançada.

No mês de dezembro, Rachel a dispensou da clínica. Deu-lhe somente um medicamento para ir tomando e recomendou-lhe que voltasse em seis meses, para reavaliação.

Enquanto escrevia a sua primeira receita, Rachel sentia que estava se tornando uma médica de verdade.

No início de março, entretanto, a senhora retornou para a consulta. Era a terceira paciente do dia. Enquanto atendia as primeiras, Rachel pensava em que erro teria cometido, pois tinha certeza que a paciente deveria estar de novo com um quadro de insuficiência cardíaca.

Por que outro motivo ela teria voltado tão cedo? Qual teria sido a falha?

Ansiosa, Rachel entrou na sala de exames e encontrou a senhora, totalmente vestida, sentada em uma cadeira. Percebendo o olhar de surpresa da médica, ela disse que não estava ali para um novo exame. Viera para trazer um presente para ela.

E das profundezas de sua enorme bolsa, tirou um embrulho de papel encerado e colocou na mão de Rachel. Eram quatro pequeninas flores roxas.

“São muscaris”, falou a viúva. “há mais de 40 anos, meu marido e eu temos plantado essas flores no jardim de nossa casa. Elas renascem a cada primavera, sem falhar. São o primeiro sinal de que a vida é mais forte do que o inverno.

No outono anterior, quando senti minha própria vida se retrair, não pensei no inverno, doutora. Pensei na morte. Lembrei-me dos muscaris e das outras flores do jardim, que retornam a cada primavera. Pensei que nunca mais as veria. Senti muito medo.

Quando a senhora me explicou sobre a ação do medicamento que estava me receitando, fiquei descrente. A senhora é tão jovem. Quase sessenta anos nos separam. O que poderia a senhora saber?

Mas agora doutora, eu vim lhe agradecer. Obrigada pela ajuda. Obrigada por conseguir que eu visse outra primavera, que visse outra vez as minhas flores.”

E saiu. Rachel ficou com o pequeno ramalhete nas mãos. Na sua mente, mil pensamentos começaram a bailar. Os seus livros de farmacologia traziam explicações sobre o modo de ação do remédio que ela prescrevera e sua dosagem.

Rachel sabia que, aos 84 anos, um coração com problemas, responderia ao medicamento. Os livros lhe tinham ensinado tudo o que ela precisava saber a respeito. Só não haviam ensinado que o amor pela vida não é uma função do músculo cardíaco.





Muito antes de o bebê nascer o coração se faz presente.

Muito antes disso, o espírito existe e ama, e sente. Por isso, é muito bom nos aliarmos à voz daquele cardiologista que extasiado ante a beleza da vida, orou:

“Deus, faça com que os nossos olhos vejam e nossas mentes sejam capazes de conhecer.

Permita que haja momentos em que sua presença, como um raio, ilumine a escuridão na qual caminhamos.

Ajude-nos a enxergar e nos maravilharmos ante a grandeza que descobrimos, a cada dia, a fim de que não continuemos a caminhar como cegos, no meio de tanta grandeza com que nos brindas, enquanto os dias passam e os anos vão desaparecendo.”



Equipe de Redação do Momento Espírita, a partir do capítulo Conhecendo o coração,
de autoria de Rachel Naomi Remen, da obra as Bênçãos do meu avô.




UMA HISTÓRIA PARA REFLEXÃO


Um açougueiro estava em sua loja e ficou surpreso quando um cachorro entrou. Ele espantou o cachorro, mas logo o cãozinho voltou. Novamente ele tentou espantá-lo, foi quando viu que o animal trazia um bilhete na boca. Ele pegou o bilhete e leu: - Pode me mandar 12 salsichas e uma perna de carneiro, por favor. Assinado.... Ele olhou e viu que dentro da boca do cachorro havia uma nota de 50 Reais. Então ele pegou o dinheiro, separou as salsichas e a perna de carneiro, colocou numa embalagem plástica, junto com o troco, e pôs na boca do cachorro. O açougueiro ficou impressionado e como já era mesmo hora de fechar o açougue, ele decidiu seguir o animal. O cachorro desceu a rua, quando chegou ao cruzamento deixou a bolsa no chão, pulou e apertou o botão para fechar o sinal. Esperou pacientemente com o saco na boca até que o sinal fechasse e ele pudesse atravessar a rua. O açougueiro e o cão foram caminhando pela rua, até que o cão parou em uma casa e pôs as compras na calçada. Então, voltou um pouco, correu e se atirou contra a porta. Tornou a fazer isso. Ninguém respondeu na casa. Então, o cachorro circundou a casa, pulou um muro baixo, foi até a janela e começou a bater com a cabeça no vidro várias vezes. Depois disso, caminhou de volta para a porta, e foi quando alguém abriu a porta e começou a bater no cachorro. O açougueiro correu até esta pessoa e o impediu, dizendo: -Por Deus do céu, o que você está fazendo? O seu cão é um gênio! A pessoa respondeu: - Um gênio? Esta já é a segunda vez esta semana que este estúpido ESQUECE a chave!!!
Moral da História: Você pode continuar excedendo às expectativas, mas para os olhos de alguns, você estará sempre abaixo do esperado.
Qualquer um pode suportar a adversidade, mas se quiser testar o caráter de alguém, dê-lhe o poder.
Se algum dia alguém lhe disser que seu trabalho não é o de um profissional, lembre-se: amadores construíram a Arca de Noé e profissionais, o Titanic.
Quem conhece os outros é inteligente. Quem conhece a si mesmo é iluminado. Quem vence os outros é forte. Quem vence a si mesmo é invencível!

FILHOS SÃO COMO NAVIOS..

navio-4

Filhos são como navios…

Ao olhar um navio no porto, imaginamos que ele esteja em seu lugar mais seguro, protegido por uma forte âncora.

Mal sabemos que ali está em preparação, abastecimento e provisão para se lançar ao mar, ao destino para o qual foi criado, indo ao encontro das próprias aventuras e riscos.

Dependendo do que a natureza lhes reserva, poderá ter que desviar da rota, traçar outros caminhos ou procurar outros portos.

Certamente retornará fortalecido pelo aprendizado adquirido, mais enriquecido pelas diferentes culturas percorridas. E haverá muita gente no porto feliz à sua espera.

Assim são os FILHOS. Estes tem nos PAIS o seu porto seguro até que se tornem independentes.

Por mais segurança, sentimentos de preservação e manutenção que possam sentir junto aos seus pais, eles nasceram para singrar os mares da vida, correr seus próprios riscos e viver suas próprias aventuras.

Certo que levarão consigo os exemplos dos pais, o que eles aprenderam e os conhecimentos da escola, mas a principal provisão, além das materiais, estará no interior de cada um:

A CAPACIDADE DE SER FELIZ.

Sabemos, no entanto, que não existe felicidade pronta, algo que se guarda num esconderijo para ser doada, transmitida a alguém.

O lugar mais seguro que o navio pode estar é o porto. Mas ele não foi feito para permanecer ali.

Os pais também pensam que sejam o porto seguro dos filhos, mas não podem se esquecer do dever de prepará-los para navegar mar a dentro e encontrar o seu próprio lugar, onde se sintam seguros, certos de que deverão ser, em outro tempo, este porto para outros seres.

Ninguém pode traçar o destino dos filhos, mas deve estar consciente de que na bagagem devem levar VALORES herdados como:

HUMILDADE, HUMANIDADE, HONESTIDADE, DISCIPLINA, GRATIDÃO E GENEROSIDADE.

Filhos nascem dos pais, mas devem se tornar CIDADÃOS DO MUNDO. Os pais podem querer o sorriso dos filhos, mas não podem sorrir por eles. Podem desejar e contribuir para a felicidade dos filhos, mas não podem ser felizes por eles.


A FELICIDADE CONSISTE EM TER UM IDEAL PRA BUSCAR E TER A CERTEZA DE ESTAR DANDO PASSOS FIRMES NO CAMINHO DA BUSCA.

Os pais não devem seguir os passos dos filhos e nem devem estes descansar nos que os pais conquistaram. Devem os filhos seguir de onde os pais chegaram, de seu porto, e, como navios, partirem para as próprias conquistas e aventuras.

Mas, para isso, precisam ser preparados e amados, na certeza de que:

QUEM AMA EDUCA!

“COMO É DIFÍCIL SOLTAR AS AMARRAS!”


Içami Tiba

Reflexão....


Psiu...
Você mesmo que está aí olhando...
Que tal uma paradinha para refletir... e refletir sobre você...
Pensar em tudo de bom que existe aí dentro desse coração!
Saiba que você é uma pessoa maravilhosa, capaz de fazer muita coisa boa, util e expressiva, e que no seu coração estão guardadas coragem e confianças suficientes para realizar seus desejos.
Mas não se esqueça, de buscar em cada minuto de seus dias, motivos de alegria e de esperança, não se importando com situações adversas que aparecem...
Você deve escolher ser feliz e tornar isso possível, com pensamentos positivos, não perdendo nunca o entusiasmo pela vida e pelo amor, mas principalmente tendo a certeza de que Deus sempre abençoa quem ama e quem faz da vida um prazer.
Pense e nisso... e viva seu momento!

Paz e Luz em seu coração!