A descrição da alma

Alma...
A expressão da alma é a certeza da vida em espírito, a que nos dá movimentos para circular por entre a vida e as experiências que ela nos proporciona.
É na alma que ficam registrada todas as nossas sensações e aprendizados.
Passamos pela vida sabendo que tudo que nos ocorre nos ensina e nos compele para avançarmos e de um modo natural, procuramos sempre nos mantermos atentos e vigilantes para o que já nos fez recuar ou mesmo perder.
São os alertas da nossa alma que tem por finalidade proteger nosso espírito de uma vida sem evolução, mas também é nela que ficam todas as nossas passagens por muitos sentimentos que ao longo da vida foram experimentados e na alma ficam interiorizados para nos mostrar, nos capacitar e nos ensinar em como dar o próximo passo sem que tenhamos que novamente passar pela mesma situação as que não mais nos faz avançar e sim nos desfaz em uma nova prisão de sensações de dor...

A alma traz em si seus substantivos de vida e eles é que nos torna quem somos.

Falemos então dos substantivos da alma...
Aqueles que nos faz passar pela vida e deixar que a vida nos marque e que também deixaremos nossa marca.

Substantivos da alma em contos da vida.

sexta-feira, 27 de janeiro de 2012

DIANTE DA FRAGILIDADE DA VIDA




A todo momento ficamos sabendo de pessoas que recebem o diagnóstico de alguma doença grave, de difícil cura e com certeza, descobrir-se numa situação destas, que traz risco de morte deve ser um “choque” para qualquer um.


Bem sabemos que a única certeza que temos da vida é que iremos morrer(fisicamente), mas deparar-se com a possibilidade de que seja breve, geralmente leva a pessoa a pensar muito em sua própria vida.


Diante disso, fica ou deveria ficar claro o quanto é importante vivermos o momento presente, do quanto é valoroso investirmos em nosso interior, no quanto vale a pena desenvolvermos virtudes, nos tornando um ser humano melhor, mas quase sempre pouco nos lembramos disso na correria que “impomos” em nossas vidas. Sim, impomos, porque tudo o que vivemos e fazemos são escolhas nossas as quais de uma forma ou de outra acabamos por aceitar.


E diante da fragilidade da vida, ao ser surpreendido por uma situação assim, começa-se a dar conta do que realmente é importante na vida. Percebe-se que desperdiçou tempo demais atrás de coisas que podia-se viver sem e/ou o quanto de drama colocou-se em banalidades.


As doenças ou situações “graves” que podem ocorrer na vida das pessoas não vêm para punir, mas como algo a mais para despertar para o essencial da vida, para que sejam mudados padrões mentais, emocionais e espirituais. Tanto que em muitos casos, quando a pessoa se trata e ao mesmo tempo transforma-se interiormente ela obtem cura mesmo quando acometida por graves doenças.


É...isto é algo a mais para estarmos refletindo... não vamos deixar a vida trazer algo drástico em nossas vidas para que nos conscientizemos do que nos é essencial de verdade, impregnemos nossas vidas com boas energias, neutralizemos as “ruins”, trazendo equilíbrio nos seus vários setores, para que desta forma passemos, não sem problema algum, mas que superemos o que tivermos que enfrentar e vivamos com mais leveza e alegria. Porque fomos feitos para ser felizes e somos nós quem temos que fazer isso acontecer, apesar de tudo o que nos cerca.


Texto de: ValériaC Imagem Google

CARÊNCIA



Creio que todos nós em algum momento da vida ou até em vários, já nos sentimos carentes. Não estou aqui querendo julgar, tampouco condenar ninguém, por assim eventualmente sentir-se, até porque, vez ou outra também me sinto carente de alguma forma. Sei que somos humanos, temos fragilidades, mas também sei que como tal, sempre nos será benéfico aprendermos a estarmos no nosso melhor, a trabalharmos por mudanças que nos façam sentir bem e felizes, não é mesmo?


Para mim, carente é toda aquele que não faz por si o que poderia fazer, pois fica esperando que os outros o façam, seja no âmbito emocional, físico, sentimental e até espiritual. Sei que podem soar como duras estas palavras, mas isso é algo para realmente refletirmos e tentarmos mudar. Penso que carência e baixa autoestima caminham juntas.


O ser humano mesmo com o passar dos tempos, das conquistas, avanços e transformações, deu poucos passos no sentido de não mais sentir carência. Relegou-se muito, achando estar tudo fora de si e não em seu próprio interior e passou a acreditar que para sentir-se completo, para ter o seu vazio existencial preenchido precisaria que os outros fizessem tudo de mais importante, por ele, muitas vezes negando-se a cuidar verdadeiramente de si.


Já é tempo de amadurecermos e entender que termos ou recebermos consideração, carinho, afeto e amor de outras pessoas é maravilhoso, compartilharmos tudo isso nos faz um bem imenso, é verdade, mas não podemos ser dependentes disto, pois o vazio interior da carência somente vai deixar de existir ou ao menos minimizar muito, quando dermos tudo isso para nós mesmos, quando definitivamente decidirmos nos aceitar, nos apoiar, sermos nosso melhor amigo, quando verdadeiramente, nos amar.


Já repararam que pessoas carentes, são ou sentem-se mais sozinhas por mais que busquem alguma atenção dos outros? E pessoas que tem boa autoestima, estão sempre rodeadas de pessoas e ficam bem, mesmo quando estão sozinhas? Na verdade, quanto menos damos a nós mesmos , menos recebemos dos outros também e por outro lado, aquele que dá atenção e amor para si, acaba por receber ainda mais dos outros. É impressionante, mas é assim que as coisas funcionam. É uma grande verdade que quanto melhor estamos e cuidamos de nós mesmos primeiramente, melhor ficamos conosco e consequentemente podemos nos relacionar qualitativamente muito melhor com os outros.


Portanto, ficarmos na posição de vitimas carentes, ao contrário do que imaginamos que iremos receber, muitas vezes até por pena das pessoas, ficamos cada vez nos sentindo com menos.


Então, sempre que começarmos a nos sentir carentes, vamos nos perguntar o que não estamos dando a nós mesmos e estamos somente esperando receber dos outros? E revertamos este quadro; se sentirmos que não estamos recebendo amor, respeito ou consideração dos outros, nós que passemos a nos dar tudo isso primeiro. É fascinante, pois quando assim agimos, estas mudanças em nós, nos reequilibra energeticamente e tudo e todos ao nosso redor muda.


Texto de: ValériaC

domingo, 22 de janeiro de 2012

Um pássaro vivia resignado no meio do pântano




Um pássaro vivia resignado no meio do pântano
Havia se acostumado a estar ali, comia larvas da lama e estava sempre sujo. Suas asas estavam inutilizadas pelo peso da sujeira.
Certo dia um vendaval derrubou sua morada. A árvore apodrecida foi tragada pelo pântano e ele se deu conta de que ia morrer. Para salvar-se, começou a agitar suas asas com força, tentando voar. Era muito difícil pois havia esquecido como voar. Mas enfrentou a dor, conseguiu alçar vôo e cruzou o amplo céu...chegando finalmente, a um bosque fértil e formoso!
Os problemas são como um vendaval que destrói sua vida e o obrigam a ‘levantar vôo ou morrer’.
Nunca é tarde para ser feliz. Não importa o que se viveu, não importa os erros cometidos, não importa as oportunidades que se deixou passar, não importa a idade. Sempre é tempo de dizer basta, entender que é preciso melhorar, sacudir a lama e voar alto, para bem longe do pântano.
Abandone sua comodidade, enfrente seus medos e inseguranças e, só assim, começará a voar...
Deus o acompanhará e mostrará qual caminho tomar.
Eu tenho certeza, que você chegará até o bosque do seu merecimento.E você? O que fará?

sexta-feira, 13 de janeiro de 2012

ORAÇÃO DO PERDÃO DOS KAHUNAS




Buscando eliminar todos os bloqueios que atrapalham minha evolução, dedicarei alguns minutos para perdoar.

A partir deste momento, eu perdôo todas as pessoas que de alguma forma me ofenderam, injuriaram, prejudicaram ou causaram dificuldades desnecessárias.

Perdôo, sinceramente, quem me rejeitou, odiou, abandonou, traiu, ridicularizou, humilhou, amedrontou, iludiu.

Perdôo, especialmente, quem me provocou até que eu perdesse a paciência e reagisse violentamente, para depois me fazer sentir vergonha, remorso e culpa inadequada.

Reconheço, que também fui responsável pelas agressões que recebi, pois várias vezes confiei em indivíduos negativos, permiti que me fizessem de bobo e descarregassem sobre mim seu mau caráter.

Por longos anos suportei maus tratos, humilhações, perdendo tempo e energia, na tentativa inútil de conseguir um bom relacionamento com essas criaturas.

Já estou livre da necessidade compulsiva de sofrer, e livre da obrigação de conviver com indivíduos e ambientes tóxicos.

Iniciei agora, uma nova etapa de minha vida, em companhia de gente amiga, sadia e competente, quero compartilhar sentimentos nobres, enquanto trabalhamos pelo progresso de todos nós.

Jamais voltarei a me queixar, falando sobre mágoas e pessoas negativas. Se por acaso pensar nelas, lembrarei que já estão perdoadas e não fazem mais parte de minha vida íntima definitivamente.

Agradeço pelas dificuldades que essas pessoas me causaram, que me ajudaram a evoluir, do nível humano comum ao espiritualizado em que estou agora.

Quando me lembrar das pessoas que me fizeram sofrer, procurarei valorizar suas boas qualidades e pedirei ao Criador que as perdoe também, evitando que sejam castigadas pela lei da causa e efeito, nesta vida ou em outras futuras.

Dou razão a todas as pessoas que rejeitaram o meu amor e minhas boas intenções, pois reconheço que é um direito que assiste a cada um me repelir, não me corresponder e me afastar de suas vidas.

(Fazer uma pausa, respirar profundamente algumas vezes, para acúmulo de energia).

Agora, sinceramente, peço perdão a todas as pessoas a quem, de alguma forma, consciente e inconscientemente, eu ofendi, injuriei, prejudiquei ou desagradei.

Analisando e fazendo julgamento de tudo que realizei ao longo de toda a minha vida, vejo que o valor das minhas boas ações é suficiente para pagar todas as minhas dívidas e resgatar todas as minhas culpas, deixando um saldo positivo a meu favor.

Sinto-me em paz com minha consciência e de cabeça erguida respiro profundamente, prendo o ar e me concentro para enviar uma corrente de energia destinada ao meu Eu Superior.

Ao relaxar, minhas sensações revelam, que este contato foi estabelecido.

Agora dirijo uma mensagem de fé ao meu Eu Superior, pedindo orientação, em ritmo acelerado, de um projeto muito importante que estou mentalizando e para o qual já estou trabalhando com dedicação e amor.

Agradeço de todo o coração, a todas as pessoas que me ajudaram e comprometo-me a retribuir trabalhando para o meu bem e do próximo, atuando como agente catalisador do entusiasmo, prosperidade e auto realização.

Tudo farei em harmonia com as leis da natureza e com a permissão do nosso Criador, eterno, infinito, indescritível que eu, intuitivamente, sinto como o único poder real
, atuante dentro e fora de mim.

Assim seja, assim é e assim será.

Amizade



Qualquer hora dessas, o sol vai deixar de brilhar...

Mas isso não importa, a lua brilhará dia e noite...

Qualquer dia desses, as estrelas vão cair...

Mas ninguém precisa ter medo, o oceano as receberá em suas águas...

Algumas coisas costumam acontecer na hora errada, outras coisas acontecem na hora exata.
A sublimidade do ser humano, é capaz de tornar as coisas perfeitas...

A paz interior de cada um e o desejo de busca, influenciam o encontro...

Mesmo que o encontro seja virtual, ou imaginário. (Seria a mesma coisa?)

Sei que pode se tornar real, por causa da sublimidade e da paz interior,
e da busca de felicidade que cada ser tem dentro de si.

Busco sem medo...

Encontro com medo...

Sinto, com desejo...

Às vezes correr o risco de não encontrar, é melhor do que nem tentar procurar.

Busquei e te encontrei!

Ou foi você que me encontrou???

Bom, o que importa é que o destino é amigo dos homens, e os homens são amigos entre si...

Mesmo que o destino se torne nosso inimigo, nós jamais poderemos fazer o mesmo,
devemos continuar nos amando...

Os amigos se amam. Os verdadeiros...

As estrelas nem vão mais cair, nem o céu deixará de ter o brilho do sol,
nem as coisas erradas irão acontecer.

Por que o amor e a amizade são maiores, e dominam o coração e o espaço.

A busca foi verdadeira e o verdadeiro sentido dessa busca..."

sábado, 7 de janeiro de 2012

DESABAFO DE UMA CRIANÇA




Não tenham medo de serem firmes comigo.
Prefiro assim. Isso faz que
eu me sinta mais seguro...

Sei que não devo ter tudo que eu quero.
Só estou experimentando vocês...

Não deixem que eu adquira maus hábitos.
Dependo de vocês para saber
o que é certo ou errado...

Não me corrijam com raiva e nem na presença de estranhos
Aprenderei muito mais se me falarem com calma e em particular...

Não me protejam das conseqüências dos meus erros.
Às vezes eu prefiro aprender pelo caminho mais áspero...

Não levem muito a sério as minhas pequenas dores.
Necessito delas para obter a atenção que desejo...

Não sejam irritantes ao me corrigir. Pois eu poderei fazer o contrário do que me pedem...

Não me façam promessas que não poderão cumprir.
Isto me deixará profundamente desapontado...

Não ponham a prova a minha honestidade. Digo mentiras facilmente...

Não me mostrem um Deus carrancudo e vingativo. Isto me afastará dele...

Não desconversem quando faço perguntas. Senão eu procurarei
na rua as respostas que não tive em casa...

Não se mostrem para mim como pessoas perfeitas e infalíveis.
Ficarei muito chocado quando descobrir um erro de vocês...

Não digam que meus temores são bobos. Mas ajude-me a compreendê-los...

Não digam que não conseguem me controlar.
Eu posso pensar que sou mais forte que vocês...

Não me tratem como uma pessoa sem personalidade.
Lembre-se de que eu tenho o meu próprio modo de ser...

Não apontem os defeitos das pessoas que me cercam.
Isso criará em mim, desde cedo, um espírito intolerante...

Não se esqueçam de que eu gosto de experimentar as coisas por mim mesmo...

Mas, sobretudo, NUNCA DESISTAM de me ensinar o bem
mesmo que eu pareça não estar aprendendo...

No futuro vocês verão em mim o fruto daquilo que plantaram...

E SEMPRE me ensinem a sorrir !!! Um dos atos mais simples...

Desconheço autor e imagem da Google.

quarta-feira, 4 de janeiro de 2012

A QUEM PODEMOS MUDAR?




A única pessoa que temos o poder de verdadeiramente mudar, somos nós mesmos. Grande parte das vezes é mera pretensão da nossa parte querermos mudar os outros ou tudo o que nos desagrada no mundo para que sejam aos nossos moldes. Até porque cada um tem o seu, não é mesmo?


Um terapeuta ou alguém com algum esclarecimento pode ser um facilitador destas mudanças, mas quem realmente tem que as fazer com que se tornem realidade são as pessoas que se decidem mudar.


O que podemos fazer em nossa humildade e humanidade é trabalhar mudanças em nós e quando isso ocorre, uma vez que somos espelhos uns para os outros, se investirmos em nosso crescimento interior, começamos a refletir pensamentos, sentimentos e atitudes de equilíbrio, respeito, harmonia, enfim das mais diversas virtudes que podemos exercitar em nós e quando refletimos quem somos, especialmente o “melhor” de nós, aos poucos, quem nos rodeia, pode ser tocado a seguir nosso exemplo e se transformar também e esta cadeia vai se expandindo e tornando o mundo efetivamente melhor.


Pensemos nisto e nos lembremos do tamanho da nossa responsabilidade no que refletimos ao mundo e se queremos que ele seja mais justo, equilibrado e feliz, vamos dar o melhor que temos em nós, por uma realidade mais plena de respeito, paz e amor.


Texto de: Valéria

NÃO SEJA MOLE




O recado é para o seu

"espírito de luta",

que vive e habita em você

e às vezes,

parece que sumiu!


É isso!

Por vezes sofremos

demais com situações que

nem eram para estar

em nossas vidas.


Fazemos corpo mole diante

das dificuldades e às vezes

nem percebemos.

Assim,

o regime da segunda-feira

dura até quarta,

às vezes quinta.


A procura do novo emprego

dura o tempo exato de folhear

duas páginas do jornal.


Aquela mudança de visual prometida,

a faxina no quartinho de casa,

a promessa que você

fez ano passado e ainda não

pagou vai tudo ficando

para trás.


Tem gente que sente

calafrios só de

pensar no trabalho que vai

ter que fazer para fazer a

faxina em casa!!!


Santa preguiça!


E pior:

ainda tem gente que

bota a culpa no

diabo pela vidinha ruim

que anda levando.


É sempre culpa de alguém,

de outra pessoa:

é o sócio que deu tombo,

é a vizinha que roubou o marido,

é a esposa que é fria...


Cada uma que nem

Deus quer ouvir!


Gente,

é hora de despertar para

a verdade:

nós temos o livre arbítrio,

que significa responsabilidade

pelo que nos acontece.


Somos responsáveis pela

nossa felicidade e ponto!

Você já ouviu dizer

que alguém plantou maracujá

e colheu manga?


Não existe isso. Ou é ou não é.

Ou faz ou não faz.


Sabe aquela expressão:

é mais fácil que empurrar

bêbado em ladeira?


Ela se aplica muito bem

em pessoas que

não se esforçam para nada.


Mexa-se!

Precisa andar,

se movimentar.

Não tem emprego,

vende sorvete de porta

em porta.


O Samuel Klein

começou as Casas Bahia

vendendo colchão de porta em

porta em cima de uma carroça.


São pessoas determinadas que

mudam a sua história e a

história do mundo.


É preciso que você determine

a sua mudança e com

chuva ou sol,

com dor ou sem dor,

com calor ou frio,

siga no caminho que você

escolheu como melhor.


Podem até discutir se é bom ou não,

mas é o que você escolheu,

por isso,

NÃO FAÇA CORPO MOLE.


Dê uma banana para os bananas!


Seja vitoriosa(o),

como o Deus que você crê

que existe e que caminha com você.


Não espere acontecer,

faça!

Isso vale para tudo

na vida.


Paulo Roberto Gaefke

terça-feira, 3 de janeiro de 2012

Índios Americanos




Código dos Indios Americanos

(Robert Wong)



Rober Wong - O Sucesso está no Equilibrio

1 - Levante com o Sol para orar. Ore sozinho. Ore com freqüência. O Grande Espírito o escutará se você, ao menos, falar.

2 - Seja tolerante com aqueles que estão perdidos no caminho. A ignorância, o convencimento, a raiva, o ciúme e a avareza originam-se de uma alma perdida. Ore para que eles encontrem o caminho do Grande Espírito.

3 - Procure conhecer-se, por si próprio. Não permita que outros façam seu caminho por você. é sua estrada e somente sua. Outros podem andar ao seu lado, mas ninguém pode andar por você.

4 - Trate os convidados em seu lar com muita consideração. Sirva-lhes o melhor alimento, a melhor cama e trate-os com respeito e honra.

5 - Não tome o que não é seu. Seja de uma pessoa, da comunidade, da natureza ou da cultura. Se não foi ganho nem foi dado, não é seu.

6 - Respeite todas as coisas que foram colocadas sobre a Terra. Sejam elas pessoas, plantas ou animais.

7 - Respeite os pensamentos, os desejos e as palavras das pessoas. Nunca interrompa os outros nem ridicularize, nem rudemente os imite. Permita a cada pessoa o direito de expressão pessoal.

8 - Nunca fale dos outros de uma maneira má. A energia negativa que você coloca para fora, no Universo, voltará multiplicada a você.

9 - Todas as pessoas cometem erros. E todos os erros podem ser perdoados.

10 - Pensamentos maus causam doenças da mente, do corpo e do espírito. Pratique o otimismo.

11 - A Natureza não é para nós, ela é parte de nós. Toda a natureza faz parte da nossa família Terrena.

12 - As crianças são as sementes do nosso futuro. Plante amor nos seus corações e ágüe com sabedoria e lição de vida. Quando estiverem crescendo, dê-lhes espaço para que cresçam.

13 - Evite machucar os corações das pessoas. O veneno da dor causada a outros retornará a você.

14 - Seja sincero e verdadeiro em todas as situações. A honestidade é o grande teste para a nossa herança do Universo.

15 - Mantenha-se equilibrado. Seu mental, seu espiritual, seu emocional e seu físico, todos necessitam ser fortes, puros e saudáveis. Trabalhe o seu físico para fortalecer a sua mente. Enriqueça o seu espírito para curar o seu emocional.

16 - Tome decisões conscientes de como você será e como reagirá. Seja responsável por suas próprias ações.

17 - Respeite a privacidade e o espaço pessoal dos outros. Não toque as propriedades pessoais de outras pessoas, especialmente objetos religiosos e sagrados. Isso é proibido.

18 - Comece sendo verdadeiro consigo mesmo. Se você não puder nutrir e ajudar a si mesmo, você não poderá nutrir e ajudar os outros.

19 - Respeite outras crenças religiosas. Não force suas crenças sobre os outros.

20 - Compartilhe sua boa fortuna com os outros. Participe com caridade


"QUE O SOL SEMPRE BRILHE EM NOSSAS VIDAS!"