A descrição da alma

Alma...
A expressão da alma é a certeza da vida em espírito, a que nos dá movimentos para circular por entre a vida e as experiências que ela nos proporciona.
É na alma que ficam registrada todas as nossas sensações e aprendizados.
Passamos pela vida sabendo que tudo que nos ocorre nos ensina e nos compele para avançarmos e de um modo natural, procuramos sempre nos mantermos atentos e vigilantes para o que já nos fez recuar ou mesmo perder.
São os alertas da nossa alma que tem por finalidade proteger nosso espírito de uma vida sem evolução, mas também é nela que ficam todas as nossas passagens por muitos sentimentos que ao longo da vida foram experimentados e na alma ficam interiorizados para nos mostrar, nos capacitar e nos ensinar em como dar o próximo passo sem que tenhamos que novamente passar pela mesma situação as que não mais nos faz avançar e sim nos desfaz em uma nova prisão de sensações de dor...

A alma traz em si seus substantivos de vida e eles é que nos torna quem somos.

Falemos então dos substantivos da alma...
Aqueles que nos faz passar pela vida e deixar que a vida nos marque e que também deixaremos nossa marca.

Substantivos da alma em contos da vida.

quinta-feira, 5 de abril de 2012

Mantras – O que são e para que servem?




Os Mantras são sons sagrados da tradição budista que auxiliam a entrar em estado de meditação. Tem origem nos Vedas, livros sagrados indianos compilados pela primeira vez em 3000 a.C. Essas escrituras compõem-se de 4 mil sutras, das quais foram extraídos milhares de mantras.
A palavra Mantra é composta pelas sílabas man (mente) e tra (liberação), em sânscrito, antigo idioma da Índia. Portanto, mantra quer dizer literalmente liberação da mente. Ele acalma nossas mentes e sentidos, relaxam o corpo e nos liga a energias superiores, pois sua vibração provoca a limpeza de energias de vibrações mais baixas. Dotados de grande força energética, eles também nos auxiliam a realizar nossos desejos.
Como o som é uma vibração, pronunciar ou ouvir os mantras cotidianamente é, para os hindus, uma forma de abrir nossas mentes e nossos corações para os planos superiores.
O mantra é uma palavra de poder, uma palavra sagrada, que deve ser usado com propriedade e consciência. Quando emitido corretamente, exerce um efeito poderoso em nosso corpo e nossa mente. Para que funcionem bem, convém praticá-los com regularidade – diariamente, ou pelo menos em dias alternados.
A força do mantra reside em sua entonação correta e na mentalização adequada.
Existem na tradição indiana centenas de mantras e o uso de cada um tem uma finalidade específica.

Faça a Experiência
Sente-se numa posição confortável e procure relaxar concentrando sua respiração no abdômen. A seguir, vocalize o mantra durante um tempo mínimo de três minutos. Esta é a forma mais aconselhável para potencializar o mantra, mas se não puder dizê-lo em voz alta, sussurre-o ou apenas mentalize-o.
É muito bom repetir o mantra Om Mani Padme Hum (em tibetano sua pronúncia é Om Mani Peme Hung), mas enquanto o estiver fazendo deve pensar sobre sua significação, pois o significado dessas seis sílabas é grande e profundo. A primeira, Om, compõe-se das três letras A, U e M, que simbolizam o corpo, a palavra e a mente puros e sublimes de um Buda.
Esse mantra védico nos conecta diretamente a energia cósmica criadora:
OM (a natureza última de toda a realidade – a essência das coisas) — liberta do orgulho
MA — liberta do ciúme e da luxúria
NI — liberta das paixões e dos desejos egoísticos
PAD — liberta da ignorância
ME — liberta da avareza e da possessividade
HUM — liberta da agressividade e do ódio

Om Mani Padme Hum, muito resumidamente, abre a mente para o Amor e para a Compaixão conduzindo ao despertar. E assim, cada uma das seis sílabas tem um efeito específico, a saber:
OM — purifica o corpo físico
MA — purifica a palavra
NI — purifica a mente
PAD — purifica as emoções
ME — purifica as condições latentes
HUM — purifica o véu que encobre o Conhecimento

Nenhum comentário:

Postar um comentário