A descrição da alma

Alma...
A expressão da alma é a certeza da vida em espírito, a que nos dá movimentos para circular por entre a vida e as experiências que ela nos proporciona.
É na alma que ficam registrada todas as nossas sensações e aprendizados.
Passamos pela vida sabendo que tudo que nos ocorre nos ensina e nos compele para avançarmos e de um modo natural, procuramos sempre nos mantermos atentos e vigilantes para o que já nos fez recuar ou mesmo perder.
São os alertas da nossa alma que tem por finalidade proteger nosso espírito de uma vida sem evolução, mas também é nela que ficam todas as nossas passagens por muitos sentimentos que ao longo da vida foram experimentados e na alma ficam interiorizados para nos mostrar, nos capacitar e nos ensinar em como dar o próximo passo sem que tenhamos que novamente passar pela mesma situação as que não mais nos faz avançar e sim nos desfaz em uma nova prisão de sensações de dor...

A alma traz em si seus substantivos de vida e eles é que nos torna quem somos.

Falemos então dos substantivos da alma...
Aqueles que nos faz passar pela vida e deixar que a vida nos marque e que também deixaremos nossa marca.

Substantivos da alma em contos da vida.

sábado, 30 de abril de 2011

INDECISÃO


Vc foi conduzido pelas circunstâncias a assumir uma atitude imprevista. A situação é delicada. Não sabe bem o que fazer ou como proceder. No fundo, vc está indeciso. Uma onda sutil de medo talvez esteja invadindo sua alma. O problema é complexo e vc não é capaz de prever as consequencias de uma iniciativa que possa tomar. Neste momento, pare um pouco e faça silêncio dentro de vc mesmo. Aquiete seus anseios. Um pouco de calma faz bem e é necessário. Antes de tudo eleve seu pensamento aos Céus, pedindo ajuda. Quem sabe, a solução está dentro de vc próprio? esteja atento e sereno. Com certeza a luz vai brilhar.


Um Final de semana de muita luz, sabedoria, harmonia e paz no coração e nos pensamentos. bjs lumininosos

quinta-feira, 28 de abril de 2011

A Parábula O Falcão e a Águia




Conta uma velha lenda dos índios Sioux, que uma vez, Touro Bravo, o mais valente e honrado de todos os jovens guerreiros, e Nuvem Azul, a filha do cacique, uma das mais formosas mulheres da tribo, chegaram de mãos dadas, até a tenda do velho feiticeiro da tribo:
- Nós nos amamos, e vamos nos casar - disse o jovem. E nos amamos tanto que queremos um feitiço, um conselho, ou um talismã, alguma coisa que nos garanta que poderemos ficar sempre juntos, que nos assegure que estaremos um ao lado do outro até encontrarmos a morte. Há algo que possamos fazer?
E o velho, emocionado ao vê-los tão jovens, tão apaixonados e tão ansiosos por uma palavra, disse:
- Tem uma coisa a ser feita, mas é uma tarefa muito difícil e sacrificada... Tu, Nuvem Azul, deves escalar o monte ao norte dessa aldeia, e apenas com uma rede e tuas mãos, deves caçar o falcão mais vigoroso do monte e trazê-lo aqui com vida, até o terceiro dia depois da lua cheia. E tu, Touro Bravo - continuou o feiticeiro - deves escalar a montanha do trono, e lá em cima, encontrarás a mais brava de todas as águias, e somente com as tuas mãos e uma rede, deverás apanhá-la trazendo-a para mim, viva!
Os jovens abraçaram-se com ternura, e logo partiram para cumprir a missão recomendada. No dia estabelecido, à frente da tenda do feiticeiro, os dois esperavam com as aves dentro de um saco. O velho pediu, que com cuidado as tirassem dos sacos, e viu eram verdadeiramente formosos exemplares...
- Agora - disse o feiticeiro, apanhem as aves, e amarrem-nas entre si pelas patas com essas fitas de couro; quando as tiverem amarradas, soltem-nas, para que voem livres.
O guerreiro e a jovem fizeram o que lhes foi ordenado, e soltaram os pássaros. A águia e o falcão tentaram voar, mas apenas conseguiram saltar pelo terreno. Minutos depois, irritadas pela incapacidade do vôo, as aves arremessavam-se entre si, bicando-se até se machucar.
E o velho disse:
- Jamais esqueçam o que estão vendo; este é o meu conselho: Vocês são como a águia e o falcão; se estiverem amarrados um ao outro, ainda que por amor, não só viverão arrastando-se, como também, cedo ou tarde, começarão a machucar-se um ao outro.
Se quiserem que o amor entre vocês perdure, voem juntos, mas jamais amarrados.

DEUS SABE


Um senhor de 70 anos viajava de trem, tendo ao seu lado um jovem universitário, que lia o seu livro de ciências.

O senhor, por sua vez , lia um livro de capa preta. Foi quando o jovem percebeu que se tratava da bíblia e estava aberta no livro de marcos.

Sem muita cerimônia o jovem interrompeu a leitura do velho e perguntou:

— O senhor ainda acredita neste livro cheio de fábulas e crendices?

— Sim, mas não é um livro de crendices. É a palavra de deus. Estou errado?

Respondeu o jovem :

— Mas é claro que está! Creio que o senhor deveria estudar a historia universal. Veria que a revolução francesa, ocorrida há mais de 100 anos, mostrou a miopia da religião. Somente pessoas sem cultura ainda crêem que deus tenha criado o mundo em seis dias.

O senhor deveria conhecer um pouco mais sobre o que os nossos cientistas pensam e dizem sobre tudo isso.

— É mesmo? Disse o senhor. E o que pensam e dizem os nossos cientistas sobre a bíblia?

— Bem, respondeu o universitário, como vou descer na próxima estação, falta-me tempo agora, mas deixe o seu cartão que lhe enviarei o material pelo correio com a máxima urgência.

O velho então, cuidadosamente, abriu o bolso interno do paletó e deu o seu cartão ao universitário.

Quando o jovem leu o que estava escrito, saiu cabisbaixo sentindo-se pior que uma ameba.

No cartão estava escrito: Professor Doutor Louis Pasteur, diretor geral do instituto de pesquisas cientificas da universidade nacional da frança. “um pouco de ciências nos afasta de Deus. Muito, nos aproxima”.

DISCIPLINA MENTAL


Não permitas que as circunstâncias da vida interfiram no teu caráter. Forma um modo de ser, firme, e não arredes pé dessa norma que estabeleceres. A tua conduta deve ser equilibrada, não sofrendo alteração alguma, quando as coisas tomarem rumo diferente daquele que desejarias.

Ser sempre igual faz com que as criaturas não sintam receio de lidar conosco. Aquele que ora apresenta uma face, ora outra, cuja voz é mansa, às vezes, e outras, agressiva; não convida a que o procuremos sem reservas. Receamos sempre não o encontrarmos num dos seus dias favoráveis.

É muito importante adquirirmos uma característica e nela permanecermos.

Nossa fisionomia deve manter-se sempre serene e inalterável, nossa voz mansa, ainda quando tivermos de tomar atitudes sérias e graves. Se conseguirmos aquietar dentro de nós os sentimentos, eles nos obedecerão e não teremos expansões exageradas nem na alegria, nem na dor. Fácil e aconselhar, dirão muitos; difícil é viver-se aquilo que se aconselha.

Não nos esqueçamos de que, para se embeber e encharcar uma esponja, temos que mergulhá-la várias vezes na água. Assim, tanto falamos aos outros, tanto aconselhamos que também nos convencemos a nos mesmos e passamos a viver aquilo que pregamos.

Não há necessidade de correr muito. “A Natureza não dá saltos.” Com calma alcançaremos a meta.

A questão e não nos desviarmos da rota e não nos distrairmos no caminho. Caminhar sempre em linha reta faz com que em breve cheguemos ao nosso destino.

Não te constranjas de levar a palavra de ensinamento aonde fores, se te solicitarem e sempre que for oportuno, ainda que não estejas em condições de viver tais ensinamentos.

Compenetra-te de que a palavra é mágica e; uma vez pronunciada, impressiona as mentes que a ouvem.

Tu também ouves a tua palavra. Por isso aprende a falar somente palavras positivas e bondosas, para que teu cérebro responda num eco, baixinho, e transmita a teu corpo a ordem de pôr em prática aquilo que falaste.

Disciplina mental é importante. Pensar coisas boas e puras é preparar a palavra na mesma tônica, para levá-la a todos que necessitam da magia da voz.

Aprende a ser sempre a mesma pessoa, quer o tempo esteja sereno ou tempestuoso dentro de tua alma, e todos sentirão prazer e lucrarão com a tua companhia.

Autor Meimei /Médium: Francisco Cândido Xavier

UM CASO INTERESSANTE


Na cidade de Uberlândia, Minas Gerais, a televisão mostrava um jovem singular.
Portador de enfermidade degenerativa, estava no leito há mais de 13 anos, paralisado, na mesma posição.
O apresentador lhe fez a última pergunta para encerrar o programa.

Pediu-lhe que, em um minuto, definisse o que é a felicidade.

O rapaz sorriu, pensou um pouco, e respondeu com simpatia:

“Olha, amigo, para mim, que estou há tantos anos deitado de costas nesta cama, sem outro movimento a não ser o dos lábios e dos olhos, a felicidade seria poder deitar um pouco de bruços ou então de lado.”

Ambos riram e a entrevista foi encerrada.

No dia seguinte o jovem paralítico recebeu a visita de uma senhora, na casa onde estava hospedado.

Ela estava um tanto inquieta, desejava falar-lhe com certa urgência, antes que ele se fosse da cidade, pois não residia em Uberlândia.

Convidada pelos anfitriões, a senhora acercou-se da cama móvel do rapaz e disse emocionada:

Eu assisti ontem a sua entrevista na TV, e gostaria de lhe dizer que você me fez ver a vida de forma diferente.

Estava, já há algum tempo, enfrentando séria crise existencial…

Tenho uma vida que considero dentro dos padrões de normalidade. Sou saudável e tenho uma situação financeira satisfatória, mas nos últimos tempos viver não tem mais sentido.

E embora aparentemente tenha tudo para ser feliz, desejava por um fim nessa vida vazia que levo.

Mas quando vi você nessa cama, viajando pelo Brasil afora levando esperança e consolo às pessoas que sofrem, comecei a refletir com mais seriedade sobre a vida.

Afinal, pensei, eu posso dormir na posição que deseje, mover-me para o lado que quiser, andar, correr, saltar, e por esse motivo eu já deveria ser mais feliz que você, não é mesmo?

O rapaz dialogou com ela por mais alguns minutos, contou-lhe casos engraçados da sua própria desgraça e ambos riram muito.

A senhora se foi, e o jovem, carcereiro de um corpo deformado, ficou meditando a respeito de como Deus é justo e misericordioso.

De como lhe havia concedido a oportunidade de, com o seu exemplo, confortar e consolar outras pessoas que perderam a vontade de viver, e, ao mesmo tempo, iluminar a própria intimidade com resignação e coragem.

Ele sentia, nas profundezas do seu ser, que estava recebendo conforme suas obras, como afirmara Jesus, mas tinha a vontade férrea de espalhar sementes boas, apesar das dificuldades e limitações físicas.

Pense nisso!



As deformidades do corpo nem sempre denotam deformidade da alma. Existem almas deformadas albergadas em corpos saudáveis e belos, e há espíritos saudáveis detidos em corpos deformados. E também há espíritos destrambelhados em corpos igualmente em desalinho.

Seja qual for a situação não há o que lamentar, pois todos estamos em processos de aprendizados valiosos que não merecem ser desperdiçados, nem lamentados.


Um caso interessante do livro: Crepúsculo de um coração, de Jerônimo Mendonça.

ALEGRIA E GRATIDÃO



A_Onda

Nas primeiras horas da manhã, o jovem discípulo ouve atento as palavras do sábio mestre:

“ O tempo passa, você diz? Mas não é bem assim. Nós passamos, o tempo fica.”

“ Lembre-se, meu jovem, que não estar alegre é não estar grato.

Alegria, gratidão e felicidade são uma parte essencial da vida…

Alegria, gratidão e felicidade . E de frente para o mar, absorta em pensamentos, ela pondera:…

“ A vida é breve demais para que a façamos pequena.”

Enquanto isso, numa praia distante, ele declama baixinho um verso de um de seus poetas favoritos:…

“ Veja o mundo num grão de areia,
Os céus numa flor selvagem,
Agarre a infinitude na palma da mão
E a eternidade numa hora.”

Escreveu, certa vez, um místico medieval dos tempos idos:…

“Os olhos vêem apenas o que a mente está preparada para compreender.”
“ O homem tem duas visões. Com uma visão, ele vê as coisas que passam no tempo.”
“ Com a outra, ele vê o que é eterno e divino.”
“ Limpa o meu olhar, ó Senhor” – breve prece que ela guarda no coração e recorda constantemente…
“ Limpa o meu olhar, ó Senhor”.

Palavras e letras representam um limitado recurso que possuímos para falar das coisas do espírito.

Por isso, não raramente lançamos mão de metáforas:

“…pontes poéticas que o amor constrói e que fazem ligação entre coisas e conceitos.
“ pontes poéticas que o amor constrói e que fazem ligação entre coisas e conceitos.” “ Pra mim, a alma é como um corcel”, disse ela suavemente…
“ Na hora da morte física, as amarras que limitam seu galope são desfeitas.”
“ E ele passa a poder correr livremente pelos campos eternos…”
“ E ele passa a poder correr livremente pelos campos eternos…” “ Sabedoria”, acrescenta ela, “é aproveitar as nossas breves e fugazes horas terrenas…”
“ …para alimentar a nossa alma com aquilo que favorece o nosso verdadeiro crescimento.”

A Caridade, a Pureza e a Compaixão. O Perdão, a Justiça e a Bondade.

A Alegria, a Gratidão e a Felicidade.

Aprender e crescer com as lições das horas difíceis.

Todas as provações e dificuldades que a vida estende à nossa frente.

O vento glacial que sem aviso tantas vezes nos surpreende…

…e que nos testa para ver quão firmemente estão estabelecidas no solo da alma as nossas raízes.

Aproveitar a nossa breve e incerta experiência terrena…

…para desenvolver os nossos músculos psíquicos e as nossas latentes forças espirituais.

Aproveitar cada oportunidade que esta breve vida oferece para nos aprimorarmos interiormente.

Recordar que o nosso poder não está tanto em nós, mas através de nós. Purificar o nosso coração de modo que a fonte da Bondade possa através dele fluir abundantemente.

O que são noventa anos quando postos frente a frente com a eternidade?

A infância, a idade adulta, a velhice – um sopro, um minuto, um instante.

Procurar imprimir um sentido mais pleno à nossa breve existência terrena.

Recordar que a meta primeira da nossa peregrinação terrena é acúmulo de bens infinitos – como a amizade, a partilha e a solidariedade.

Gravar na alma as seguintes palavras:

Onde estiver o vosso tesouro, aí estará também o vosso coração.”

Refletir dia e noite:

“Onde está o meu coração, onde está a minha alma, onde está o meu mais precioso tesouro, neste exato instante?

Lembrar que este mundo físico representa apenas uma pequena etapa da nossa aventura espiritual,…

…e que nos aguardam outros vales, prados, pradarias e horizontes. Mundos espirituais, delicados, sutis…

Fonte: http://umolharespiritual.blogspot.com/2011/01/alegria-e-gratidao.html

AO LEVANTAR-SE


AO LEVANTAR-SE — Sinal Verde — André Luiz

Agradeça a Deus a bênção da vida, pela manhã.

Se você não tem o hábito de orar, formule pensamentos de serenidade e otimismo, por alguns momentos, antes de retomar as próprias atividades.

Levante-se com calma.

Se deve acordar alguém, use bondade e gentileza, reconhecendo que gritaria ou brincadeiras de mau gosto não auxiliam em tempo algum.

Guarde para com tudo e para com todos a disposição de cooperar para o bem. Antes de sair para a execução de suas tarefas, lembre-se de que é preciso abençoar a vida para que a vida nos abençoe.

A Samambaia e o Bambu

A Samambaia e o Bambu

Mas, eu não desisti do bambu. No terceiro ano, no quarto, a mesma coisa. Mas, no quinto ano, um pequeno broto saiu da terra. Aparentemente, em comparação com a samambaia, era muito pequeno, até insignificante.

Seis meses depois, o bambu cresceu mais de 50 metros de altura.
Ele ficara cinco anos afundando raízes. Aquelas raízes o tornaram forte e lhe deram o necessário para sobreviver.

A nenhuma de minhas criaturas eu faria um desafio que elas não pudessem superar.”
E, olhando bem no meu íntimo, disse: “Você sabia que durante todo esse tempo em que você vem lutando, na verdade, estava criando raízes? Eu jamais desistiria do bambu. Nunca desistiria de ti. Não se compare com outros. O bambu foi criado com uma finalidade diferente da samambaia, mas ambos eram necessários para fazer do bosque um lugar bonito.

”Seu tempo vai chegar”, disse-me Deus. “Você crescerá muito!”
“Quanto tenho de crescer?” Perguntei.

“Tão alto como o bambu?” Foi a resposta. E eu deduzi: Tão alto quanto puder!
Espero que estas palavras possam lhe ajudar a entender que Deus nunca desistirá de você.

Nunca se arrependa de um dia da sua vida.

Os bons dias lhe dão felicidade.

Os maus lhe dão experiência.

Ambos são essenciais para a vida.

A felicidade lhe faz doce.

Os problemas lhe mantêm forte.

As penas lhe mantêm humano.

As quedas lhe mantêm humilde.

O bom êxito lhe mantém brilhante.

Mas, só Deus lhe mantém caminhando.

quarta-feira, 27 de abril de 2011

Que não sejamos desleais ao bem que está em nós por uma submissão covarde ao mal que está na sociedade.



Todo aquele que percebe a inferioridade de seu ambiente em relação ao que poderia ser, assim como a imperfeição de sua natureza à Luz de suas possibilidades não desenvolvidas, e que se propõe a melhorar o primeiro e sanar a segunda, deu o primeiro passo para a busca... Num dia decisivo, ele vai perceber, com pesar, que está preso pelas atividades externas como se fosse por um polvo. Vai então empunhar a faca da determinação penetrante e implacável e cortar de uma vez por todas os tentáculos que o prendem... Os que se interessam por idéias avançadas o suficiente para persegui-las a despeito do desprezo social, assim como os que têm coragem para explorar o que está além das idéias já aceitas, tornaram-se um contingente significativo de buscadores... A massa é apática diante da Busca: os pobres por uma série de razões, os ricos por outra. Apenas os poucos capazes de ter juízo individual, os pensadores independentes e ousados, serão capazes de se destacar da massa... Ele vai precisar de muita coragem para a Busca, porque será confrontado por dois inimigos poderosos. Um é ele próprio; o outro, a sociedade. No interior de si mesmo, vai ter que travar batalha contra os grandes desejos. No interior da sociedade, vai ter que lutar contra as grandes tradições... Não são muitos os que estão prontos para essa independência de atitude e de vida. É necessário, antes de tudo, certa força interior e, evidentemente, uma disposição natural ou adquirida para desertar do rebanho se necessário.
(Paul Brunton)



Há um objetivo para a sua existência. Você nasceu para cumprir esse objetivo de uma forma que só você pode fazer. Você traz para a vida talentos e dons únicos só seus. Toda experiência apóia seu objetivo.Cada experiência fará você compreender melhor seu objetivo e estimulará você a usar os dons que possui. Cada pessoa que você encontra ajuda você a compreender seu objetivo. Você se atordoou de tal forma no cotidiano, que perdeu o contato com a verdade de seu eu e de seu objetivo. Você deve escolher viver seu objetivo. A orientação para recuperar seu objetivo verdadeiro está disponível para você.A qualquer momento você pode fazer a escolha para cumprir seu objetivo Equilibrar o coração e a mente é a chave para produzir os talentos e dons necessários para cumprir seu objetivo. Pense nisso. "Yanla Vanzant
"

Amor

Paz, amor, verdade, poder e felicidade-
essas são as qualidades essenciais do espírito.
Quando despertamos para a realidade dessas
qualidades dentro nós, as conduzimos para fora
e transformamos nossos relacionamentos com os outros,
oferecendo a eles o presente da nossa energia.
Todos os relacionamentos envolvem troca de energia.
Porém, a mais profunda forma de dar é aquela que é incondicional:
não medimos o que damos nem o que recebemos.
Doar é a respiração do espírito.

Angela

Linda Vida!



Hoje quero lhe presentear com:

Uma borracha para apagar
tudo que te desagrada.
Um sabonete para retirar
as marcas ruins do dia-a-dia.
Uma tesoura para cortar tudo
aquilo que te impede de crescer.
Um frasco transparente para
conservar os seus sorrisos.
Um cofre para guardar as lembranças
construtivas e edificantes.
Um relógio para mostrar que é sempre
hora de amar.
Um rebobinador de filmes,
para recordar os momentos mais
felizes de sua vida.
Um espelho para admirar uma das obras
mais perfeita de Deus:
VOCÊ !!!”

Pensar...


Este texto recebi por email, achei bonito e vim partilhar com vcs, não conheço a autoria, mas é boa reflexão para iniciar uma busca dentro de nós mesmos e parar um instante para vermos onde estamos colocando nossas forças, nossos pensamentos e nossa essência. Shanti


Pense bem. Se vc espera o que não tem
chances de acontecer; se procura no lugar errado, na hora errada ou com a
pessoa errada; se fica na dependência de coisas duvidosas, é natural
que os seus planos não deêm certo, a não ser fortuitamente. Acertar
depende de como se encaminham as coisas. Use de pensamentos construtivos
e não espere que a vida lhe dê aquilo que vc não fez por merecer. Tal
como numa lavoura, onde colhe o que se planta, assim é o desenrolar da
vida. Pense acertadamente. A vida é um par com quem se dança, sem poder
pisar-lhe os pés.

terça-feira, 26 de abril de 2011

Perceba...

Perceba...


Que toda vez que uma adversidade surge e você acredita que será impossível superá-la, sente-se cansado e desanimado...
Que quando algo não sai como planejou, a revolta sorrateiramente busca
se instalar e você abandona a paciência em qualquer canto...
Que quando você sofre uma derrota, sente-se completamente abandonado e passa a questionar a Providência Divina...
Que quando o físico enfraquece, a resignação e a esperança começam a desaparecer e seus pensamentos se tornam tristes...
Que quando um ente querido encontra-se em dificuldades, a aflição toma
conta de seus passos e você pensa que o Pai não ouve suas súplicas...
Que quando uma profunda dor lhe fere, você fica sem chão e passa a questionar se realmente vale a pena perseverar...
Que quando deixa de sintonizar-se com o Alto, torna-se mais frágil e como os ataques chegam de todos os lados...
Que quando discussões são frequentes, você sente-se sufocado e como se nuvens pairassem pela sua cabeça...
E que quando a vida é atingida por tempestades, você muitas vezes perde a sua fé, sentindo-se completamente desamparado.

Perceba... Perceba que cada vez que permite que sua confiança seja
sufocada por sentimentos negativos e pensamentos tristes, afasta-se da
Luz Divina.


É preciso passar pelas provas, sejam elas quais forem! Derramando
lágrimas se necessário, mas nunca abandonando a confiança de que a prova
não será eterna, nem as lágrimas...
Se mantivermos a chama da confiança acesa, ela nos guiará, estejamos onde estivermos!
Agora se no momento da tormenta nos entregarmos ao pessimismo, nosso
alicerce espiritual será abalado e não seremos capazes de perceber o auxílio que vem em nossa direção.
Aquele que diante da tempestade mantém a cabeça erguida, enxerga entre as nuvens a luz da sua salvação. Mas o que prefere olhar para baixo,
jamais vencerá as trevas.
Aconteça o que acontecer não deixe de acreditar na Força Maior que o envolverá.
Caminha, talvez com dificuldade ou vacilante, mas não deixa de caminhar!
Porque caminha com Alguém ao lado, sempre a lhe sustentar.
Faz a sua parte, evitando que as nuvens do pessimismo lhe envolvam e fazendo do sofrimento a sua eterna prisão.
Vamos! Não se renda às amarguras nem retarda seu crescimento espiritual.
Mantém a confiança e perceba como o caminho se modifica.
Algumas situações serão delicadas, mas mesmo assim, mantém sua confiança no Alto. Nada ocorre por acaso e se no agora não consegue
compreender, desperta a confiança e segue, o Pai sempre sabe o que faz!

Não fica apenas a olhar para trás, busca o novo, refaz seu trajeto,
rescreve sua história e prossegue, há muito ainda a ser feito!


Quando a escuridão lhe envolver, ao invés de medo, busca novamente pela confiança porque ela é e jamais deixará de ser a luz a iluminar seu
caminho.
E perceba que toda vez que mantivê-la acesa, poderá estar no meio de inúmeros desafios, mas sua paz íntima não lhe será tirada.
Porque com confiança está ligado à Providência Divina e Esta lhe banhará com a paz.

Confia! E perceba que sempre que abrir sua alma e buscar o amparo dos céus, também não ficará sem resposta.


E se ainda não se sente em condições de decifrar essas respostas, prossegue, porque com o tempo, compreenderá... Confia!
A Luz habita dentro de ti e é chegada a hora de despertá-la.
E desperta, a luz a tudo iluminará, fazendo com que seus passos estejam diante de novos horizontes e as trevas, ah, as trevas fiquem para trás...
Confiança... Perseverança...Sintonia com o Alto: novo cenário surge!
Perceba...


Sonia Carvalho

Faça hoje, não amanhã

Diz o preguiçoso: "Amanhã farei."
Exclama o fraco: "Amanhã terei forças."
Assevera o delinqüente: "Amanhã regenero-me."
É imperioso reconhecer, porém, que a criatura,
adiando o esforço pessoal, não alcançou, ainda,
a noção real do tempo. Quem não aproveita a bênção do dia vive distante da glória do século.
A alma sem coragem de avançar cem passos não caminhará vinte mil.
O lavrador que perde a hora de semear
não consegue prever as conseqüências da procrastinação do serviço a que se devota, porque,
entre uma hora e outra,podem surgir impedimentos e lutas de indefinível duração.
Muita gente aguarda a morte para entrar numa boa vida.
Contudo a lei é clara quanto à destinação de cada um de nós.
Alcançaremos sempre os resultados a que nos propomos.
Se todas as aves possuem asas, nem todas
se ajustam à mesma tarefa nem planam no mesmo nível.
A andorinha voa na direção do clima primaveril,mas o corvo, de modo geral, se consagra,em qualquer tempo, aos detritos do chão.
Aquilo que o homem procura agora surpreenderá amanhã,à frente dos olhos e em torno do coração.
Cuida, pois, de fazer, sem delonga,quanto deve ser feito em benefício de tua própria felicidade,porque o Amanhã será muito agradávele benéfico somente paraaquele que trabalha no bem,que cresce no ideal superior e que aperfeiçoa nas abençoadas horas de Hoje.

Desconheço o autor.

segunda-feira, 25 de abril de 2011

Espiritualidade - parâmetros de crescimento e felicidade




Todos queremos crescer e sermos felizes. As atitudes que assumimos, em qualquer momento, serão para nos sentirmos motivados. Todos queremos viver nossa felicidade autêntica. Então, por que a dificuldade? Vamos lá, refletir sobre o tema?

No semblante de todos nós está refletida a mensagem: "Queremos ser felizes!" No entanto, existem outros aspectos que algumas pessoas preferem mais: Permanecerem no aconchego dos seus ninhos emocionais, os quais já conhecem, e não há riscos nestas zonas de conforto. Sim porque não; ainda que isto signifique permanecer em, ser um pouco menos feliz.
Para que tanto, não sejamos exagerados, assim como está, está bom!
Muitas dessas pessoas vêm estas situações até como sendo um transtorno, ou seja, quando a felicidade cria condições para entrega ao crescimento, sentem-se desconfortáveis, dizendo para si mesmas: "Bom demais para ser verdade!" Com certeza, pensando desta forma nos distanciamos deliberadamente do crescimento.

Nestes casos, a felicidade autêntica soa como um extra. Mais ou menos como cortar o cabelo que está comprido - quando estamos perseguindo a felicidade, mais e mais a queremos. Mas quando ela desponta nos solicitando a entrega, viramos a face em negativa. Aí, lançamos mão da Sra. Tesoura e cortamos; cortamos o extra como se fosse o cabelo que está a mais. E funciona certinho. Aí voltamos para as zonas de conforto, ainda que seja com algumas queixas e lamentações, dizendo: "Ah, faz parte da vida!" É importante saber que o extra na felicidade autêntica é exatamente a porção a mais, que nos distinguirá do costumeiro nível padrão, evoluindo para níveis superiores de consciência, estado que almejamos nas nossas buscas.

Dr David Hawkins, médico psiquiatra, espiritualista, autor de inúmeros livros identifica três níveis de consciência: "consciência do medo, consciência moral-ética e consciência espiritual.
Por esses três níveis passam os sentimentos de vergonha, culpa, apatia, tristeza, medo, desejo, raiva, orgulho, coragem, confiança, neutralidade, vontade, aceitação, compaixão, prazer, razão, amor, alegria, paz, iluminação espiritual." Especificamente no nível de consciência espiritual onde com iluminação espiritual atingimos intimidade com Deus, e o que Ele quer que façamos.

Continuando com o exemplo do corte do cabelo, a mente pergunta: "Como vai ser o corte hoje?" resposta: "Remova o extra!"; pergunta: "O que se entende por extra?"; resposta: "O extra é o que não é necessário, mas continue a deixar o de sempre!"
Em forma de diálogo o exemplo ajuda, a imaginar o que se passa na mente nestas oportunidades de decisões.

É como estar dizendo para nós mesmos: "Assim sou eu, não vou mudar!", "É o lugar a que pertenço!" Ao estabelecer estes parâmetros para nós mesmos, nos fixamos neles como crenças, que é o mesmo que dizer: "O mais é extra! Corte logo antes que cresça muito, e saia do controle!" Este longo exemplo do cabelo uma vez sendo compreendido, poderá trazer esclarecimentos importantes.

Na maioria das vezes não aceitamos a felicidade porque achamos que não a merecemos. Faz sentido?

Quais são os parâmetros da felicidade? Evidente que não se aproxima do exemplo do cabelo. Outro exemplo poderá nos ajudar. Os parâmetros da felicidade são como regularmos um termostato - o termostato individual de cada um. Episódios durante a vida elevam os graus no termostato - em alegria, entusiasmo, amor; outros, no entanto, quando infortúnios abaixam e ficamos combalidos, entristecidos, com raiva. O ponto intermediário entre estes dois parâmetros determina o padrão em que estamos - nosso nível normal contra quaisquer desvios, assim ambos graus tanto para cima, como para baixo, estarão sob nosso controle e regulamos de acordo com nosso nível padrão de consciência, abrindo mão da felicidade autêntica, para não corrermos riscos, não é verdade? Para controlar este termostato, quando sentimos algo negativo, ao invés de identificar e lidar com este emocional, saímos em seguida, agindo gerando a ilusão do positivo. É como comer um pacote inteiro de biscoitos, após estar sentindo não ter realizado até agora, o que pretendíamos na vida. Está claro?

Quando como resultante do esforço do nosso crescimento pessoal e espiritual, conseguimos enxergar a Luz que: Felicidade é o aceno amoroso de Deus sobre nós seres humanos espirituais. Felicidade é amar e sentir-se amado pelos outros em perfeita imagem e semelhança de Deus, tornando real e palpável nosso progresso de Alma. A vida equilibrada na competência emocional, por si mesma manterá o termostato regulado, porque será surpreendente, preenchedora e plena.

É o segredo secreto do Universo! Ser interessado e interessante, bem humorado, renascendo a cada dia como pessoas integrais e libertos do medo de ser.

Leonard Cohen compositor, cantor, poeta, novelista canadense em um de seus poemas "Os Convidados" nos diz: "Um a um os convidados chegam; Os convidados vêm de todas as partes; Muitos de coração aberto; Poucos de coração partido; Aqueles que dançam começam a dançar; Aqueles que choram, começam a chorar; Bem-vindos, bem-vindos, clama a Voz; Deixem todos meus convidados entrarem".

Sendo esta uma imagem do amor e da generosidade de Deus para conosco, sejamos felizes, assumindo os riscos de ser, e que esta seja nossa escolha, para entrarmos rindo e dançando e não chorando, porque Deus estará de coração aberto para nos receber.

Por
Marcos Porto

Humildade é Força




Humildade é a virtude que nos torna abertos a aprender e mudar. Ela só é possível quando temos auto-respeito, que só pode vir com autoconhecimento. Conhecer-se é entender que somos parte de um todo, como um raio de uma roda. Não somos tudo, também não somos nada. É a humildade que cria este entendimento e nos mantêm em equilíbrio.
Quando não somos apegados às nossas boas qualidades nem às nossas fraquezas, podemos lidar com ambas. Através de cultivo amoroso, nossas qualidades positivas crescem e servem outros. Através da atenção e honestidade, nossas fraquezas diminuem.

Humildade é nossa maior proteção. Ela nos mantém alerta para todas as possibilidades, desde sermos enganados até a de criarmos os mais surpreendentes milagres. Humildade é o fruto do auto-respeito: uma pessoa humilde nunca teme perder. Para isso precisamos sempre ir para dentro de nós mesmos. Nada e ninguém podem nos tirar esse recurso.

Humildade nasce da segurança interna, nos deixa prontos a comunicar, cooperar com novos pensamentos e idéias. É a prova da maestria de ter conquistado o “eu” e “meu” limitados que anulam o respeito e a amizade. Nós devemos ser tutores, não donos. A posse automaticamente cria o medo de perder. Ser um tutor nos dá entendimento que nada e ninguém é nosso. Paradoxalmente, ao renunciar tudo, recebemos tudo. O que precisarmos virá até nós, mais cedo ou mais tarde. Há o suficiente para todos.

A atitude de ser um tutor significa que economizamos uma grande quantidade de energia mental e emocional, uma vez que tempo não é desperdiçado em cálculos egoístas ou manipulações espertas. Com a atitude de ser um tutor nos tornamos mestres. Um mestre trabalha com os princípios eternos do universo. Ele é humilde e auto-suficiente, mantém equilíbrio e harmonia.

A maior humildade de todas é reconhecer e aceitar que existem leis além daquelas dos seres humanos e que não somos o padrão do universo. Os princípios eternos protegem e governam o bem-estar de todas as formas de vida. Quando nos alinhamos com as verdades eternas, encontramos a liberdade, nosso caminho. Alinhamento às leis divinas não nos limita ou anula. Ao contrário, as leis eternas são o meio que permitem a expressão completa do indivíduo. Não há transgressão, uma vez que respeito é sempre dado à individualidade dos outros. A harmonia é mantida.

Com humildade reconhecemos o direito que todas as coisas têm de existir; existir em liberdade e existir em felicidade. Este direito inato é uma lei imortal. Subserviência nos relacionamentos ou aos objetos materiais é resultado do medo; medo de sermos nós mesmos; a falta de coragem de enfrentar, de mudar, de mover numa outra direção. Auto-respeito nos libera do medo e da dependência. Quando não pensamos profundamente o suficiente por nós mesmos, nos tornamos subservientes às opiniões sociais e às pessoas com as quais interagimos.

Humildade traz introspecção, começamos a examinar as emoções que nos limitam. Abre a porta para o autoconhecimento. À medida que crescemos em autoconhecimento, crescemos em auto-estima. Com essa estabilidade interior não há medo do que é diferente. Não há desejo de controlar pessoas ou situações. Sabemos que as coisas certas irão acontecer da forma correta, no tempo certo. Humildade é a outra face do auto-respeito. Quanto maior a humildade, maior o auto-respeito. Nada e ninguém são uma ameaça. Nós somos livres.

por Brahma Kumaris A Brahma Kumaris é uma organização não-governamental, sem fins lucrativos, criada na Índia em 1936.

Parábola Ponto Final


Há uma parábola Indiana que se chama: A última parada, ou o Ponto final.
Uma passageira aflita entra no ônibus e olhando fixamente para o motorista, faz um pedido:

— Senhor, desejo descer na última parada. Pode me avisar quando chegar?

O motorista não respondeu...

— Ela mudou de acento e manteve o rosto franzido, deixando claro que estava angustiada.

O motorista olhou pelo espelho retrovisor e pela primeira vez falou — Eu sinto que estou dirigindo este carro como se estivesse com o freio de mão puxado! Ele trava a todo o momento, não consigo...

A passageira interrompeu, exclamando alto: — Não entendi! O que o senhor disse? É a última parada?

— Ainda não... E o motorista completou: — Você deixou bem claro pra mim que queria descer na última parada, eu não entendo a sua ansiedade agora. Na verdade, você nem precisava ter me pedido para descer lá, porque é o ponto final mesmo! Sou obrigado a parar, porque ali eu desço e reservo 15 minutos para um café. E mesmo que você tivesse me pedido a penúltima parada ou qualquer outra, eu também teria que parar para você descer. Aqui, a parada desejada por qualquer passageiro sempre é a última parada. Por que tanta pressa? Você reconhece tão bem o seu ponto final, você sabe que há um grande carvalho ao lado e que muita gente espera o ônibus à sombra dele. Este ponto é tão importante para si mesma que não há a possibilidade deste ônibus passar batido por ele ou, então, que você não chegue até lá. Nós dois sabemos que se trata de um destino seguro, mas a sua ansiedade está deixando este veículo lento.
A mulher soltou um longo ar reprimido em seu peito e relaxou... Pela primeira vez ela compreendera o ritmo da realização. Ela se desligou da ansiedade e passou a avistar, através da janela, a paisagem do vilarejo. Curtindo mais o percurso, a passageira pode exclamar: — Obrigada, me sinto bem melhor!
Os olhos do motorista fixaram a mulher novamente: — Agora sim! Este ônibus está deslizando! Até mesmo o trânsito está fluindo. Veja, os semáforos estão todos abertos. Que beleza!
E, então, a passageira esboçou um sorriso tímido de quem estava realmente se divertindo...
A estória não revela o momento em que ela desce na tão desejada parada final; contudo, não é necessário, porque algo dentro da passageira já havia chegado ao destino. E ela compreendeu que tudo acontece no momento certo e que sua permissão deixou o caminho tão curto que ela mal podia acreditar que já estava na hora de descer do ônibus.
Quando tudo já foi feito, suas emoções estarão se contrastando, pois a materialização -- dentro de um processo finalizador -- se constrói a partir de cargas opostas de energia (positivo-negativo). Você sempre foi e sempre será um excelente alquimista que manipula o mundo etéreo para gerar uma realidade.

Você já fez tudo o que podia pelo seu desejo. Seus sentimentos apaixonados já foram arrebatados. Suas afirmações já criaram suficiente carga energética, suas visões já lhe mostraram tudo! Agora é hora de relaxar e deixar a vida acontecer como deve ser. O trabalho já foi efetuado com sucesso; lave as mãos e simplesmente flua na direção da correnteza. Isso tudo não impedirá que a ansiedade surja, principalmente no final deste ciclo, quando você sente que tanto já foi feito. Pela manhã você pode se sentir feliz e confiante; já, pela tarde, entediado e decepcionado... Seus sentimentos estão em fluxo de mudança porque o processo magnético criado anteriormente está descendo uma ladeira. A vida pode jogar tudo no seu caminho agora e você precisa estar relaxado para permitir que o seu poder assuma as novas estruturas. Lembre-se: O ponto final é como um grande portal dimensional de realização que você mesmo abriu através de um longo processo vivenciado. Este portal realizável não vai fugir! Está logo ali, esperando que você chegue...

Há um grande magnetismo agindo por de trás de seus sentimentos contraditórios: mesmo que tudo pareça estar fluindo muito rápido ou tão devagar e confuso ao ponto de você não suportar mais...
Se o que você quer foi sentido profundamente, então relaxe — Será seu!
Está tudo caminhando como deve.

domingo, 24 de abril de 2011

Quando faz frio no coração...

Todo nosso eu é construído do emocional.


E a soma dos acontecimentos,


o tamanho deles, a forma ou o momento


em que chegam criam barreiras


entre nós e os outros,


às vezes nós e o mundo.


Quando faz frio no coração,


nós nos afastamos de tudo aquilo


que poderá tocá-lo.


Criamos um muro invisível para


protegê-lo e proteger-nos,


duvidamos das pessoas, da sinceridade delas,


das suas boas intenções.


Esses invernos rigorosos da vida fazem


com que nos sintamos mais sós,


nos esquecemos de olhar um pouco para fora


e olhamos muito para dentro.


E quando mais pensamos nas nossas tristezas,


mais tristes nos sentimos,


o que cria esse círculo vicioso do qual


é difícil se livrar.


E quando esses períodos de festas


se aproximam em que todos falam tanto de


amor, solidariedade, perdão e compreensão,


o que possuem o coração apertado


o sentem mais pequenininho ainda.


Uma maneira de reverter essa situação,


é oferecer o que precisamos.


Mudando nossa mentalidade,


mudamos o mundo.


Para abrir o coração das pessoas,


precisamos abrir o nosso.


São nossas mãos que devem derrubar


as primeiras barreiras que nos separam


das pessoas e da vida.


É a luz que possuímos que deve ser


a primeira a nos aquecer,


a iluminar nossos passos,


ninguém pode ver por nós,


caminhar por nós e menos ainda


sentir por nós.


Quando fazemos pelos outros,


estamos concentrando nossas energias em


algo externo a nós e quando pensamos


menos na carga que carregamos,


ela parece mais leve, mais suportável.


Quando faz frio no nosso coração,


devemos agasalhá-lo para que ele


passe melhor pelo inverno, que passará,


como passam todas as outras estações.


Aquele que aprende a plantar uma flor,


planta muito mais que uma flor,


ele faz nascer a esperança no mundo.


Letícia Thompson

Feridas da Alma...

Feridas na alma são aquelas que doem mesmo quando não vemos mais o machucado; quando o que causou a ferida não está mais presente e, portanto, no silêncio da noite voltam e incomodam.
Às vezes impedem o sono. E doem... dói o peito, doem os olhos, dói o coração...
São aquelas causadas na infância por abusos, desamor, indiferenças, incompreensão. Ou causadas pela perda irreparável de alguém que era especial na vida da gente. Ou pela mágoa causada por traições de pessoas nas quais depositávamos toda a nossa confiança.
Todos os anos possíveis gastos em terapia podem até amenizar o sentimento doloroso, mas não apagar. O tempo também não apaga. Mesmo se a memória procura mil facetas de “esquecer”, há sempre aquele dia em que um fato ou qualquer outra coisa pode trazer tudo à tona.
Infelizmente, as centenas de mensagens de auto-ajuda também não conseguem curar esse tipo de doença que consome a alma. Remédios são inúteis, quando não prejudiciais mesmo.
E então? Estamos condenados a viver o resto das nossas vidas carregando essa “bola” acorrentada nos pés, como prisioneiros condenados?
Não necessariamente...
O primeiro grande passo é a vontade de se curar. Sem isso, nada feito. Ninguém pode fazer por nós o que não desejamos nós mesmos.
Sabe-se que mesmo fisicamente uma pessoa não pode curar-se sem que haja uma íntima vontade e desejo de se estar curado. Não são os médicos que fazem milagres, eles fazem a parte deles.
Mas o maior trabalho fica por conta da própria pessoa.
Depois... só há um meio de apagar essas cicatrizes que se abrem com freqüência: entregar, inteiramente, nossos males nas mãos dAquele que “verdadeiramente tomou sobre si todas as nossas dores”.
Ainda assim não é fácil, pois para entregarmos é necessário tirar uma parte da gente e se desligar dela. E o ser humano não está preparado para isso. Não que ele não queira, mas porque não é mesmo fácil.
É necessário uma enorme força de vontade e um amor profundo por si mesmo e por aqueles que nos amam e querem que estejamos bem.
É necessário tentar esquecer uma página do livro da própria vida, rasgá-la, queimá-la. E depois, é preciso aprender a viver sem essa parte, viver uma vida nova e diferente.
É realmente difícil... mas possível! E possível somente se a própria pessoa se dispõe a isso. É algo pessoal, muito pessoal... pessoal, entre Deus e nós...



quinta-feira, 21 de abril de 2011

A ABERTURA DO CORAÇÃO

Tanto se fala atualmente em abertura do coração e tão pouco o ser humano parece entender realmente do que isso se trata e de como consegui-lo.

Vamos ver se consigo ajudá-los um pouco no entendimento e na prática deste ensinamento.

Imaginem, por favor, a seguinte cena: uma multidão de pessoas está esperando que as portas da sala do cinema – onde está passando o filme “2012” (riso) – se abram para que possam entrar.

Acontece que a sala está lotada de uma outra multidão de pessoas que está assistindo o filme.

As portas se abrem.

O que é preciso que seja feito primeiro?

É obvio que é preciso que as pessoas que estão dentro saiam, antes das outras entrarem, concordam?

Pois é.

Assim também pode se entender a abertura do coração: antes que todas essas energias maravilhosas que estão ofertadas pelos irmãos maiores de vocês possam entrar, é preciso que cada um esvazie o seu coração.

Esvaziar do quê?

De todas as energias que ficaram acumuladas durante anos e anos, e às vezes durante vidas, e que podem ser resumidas numa única: tristeza.

Raiva, irritação, impaciência, frustração, desilusão, decepção e etc, por exemplo.

Tudo isso acumulado só pode gerar qualquer das formas de tristeza.

O que os seus médicos diagnosticam como “depressão”, na verdade começou com uma “repressão”.

Aquelas emoções citadas, quando não expressas devidamente, se acumulam perigosamente dentro do coração humano, e podem acabar “fechando suas portas”.

Os humanos, na maioria infelizmente, nem costumam percebem esse fato.

Simplesmente vão se reprimindo, reprimindo,reprimindo e um dia sentem uma profunda tristeza (depressão, segundo a medicina), e muitas e muitas vezes nem conseguem “entender” porque estão com aquilo.

E costumam dizer então: “eu não consigo sentir”, não consigo sentir que meu coração está aberto, não sei o que estou sentindo...

Como é isto?”

Ok. Vamos em frente.

E aí vem a Espiritualidade e diz que “precisam abrir seus corações”!

Notamos que a primeira reação de vocês é achar isso ‘lindo’...

E é meus queridos, e é.

Mas é preciso que entendam e aceitem que antes é necessário deixar sair tudo que reprimiram.

E esta é a fase mais difícil, pois vão entrar em contato com “aquelas coisas” que tanto os entristeceram.

Mas lembrem que agora vocês estão mais atentos, despertos e espertos e não vão permitir sentir todo aquele lixo de novo.

Além do que, agora também já devem saber como expressar corretamente aquelas emoções negativas.

Conto com isso...

Por favor, agüentem esta fase de liberação do lixo energético interior.

Vai valer a pena!

Mesmo porque, se não fizerem esta limpeza, o Amor não se expandirá.


“Mas, Anthar, dizem alguns amigos, como o amor se “expandirá”?.

Abrir o coração não é para o Amor “entrar”?

Meus queridos, não é bem assim...

Sabem porque?

Porque o Amor já está dentro de cada um de vocês. Desde que existem, desde que nasceram!

Ele só não consegue se expressar, porque está bloqueado por todas “aquelas coisas” que vocês colocaram (reprimiram) dentro dele!

É preciso tirar aquele lixo de cima do Amor!!!

Só isso.



ANTHAR

Amanhã

sábado, 16 de abril de 2011

Mestres do Caminho




Eu tive grandes mestres ao longo do caminho

Muitos.... de tantas cores, formas e jeitos... Me ensinaram tantas coisas...

Hoje me recordo em toda jornada de sua importância...



Meu grande mestre...

Me disse não, para eu aprender a lidar com minhas contrariedades

Me deixou só, quando eu precisava aprender a lidar comigo mesmo

Me deixou no escuro, para que eu aprendesse a buscar a luz a partir de minha fé

Me provocou irritação, para exercitar-me a tolerância

Falou-me por horas, para que eu aprendesse a ouvir

Meu grande mestre...

Jamais aplaudiu minhas vitórias, para que eu emudecesse meu ego

Meu grande mestre ensinou-me a servir, me deu trabalho pelo próximo quando eu pensava demasiadamente em mim

Meu grande mestre...

foi mendigo na calçada me solicitando a mão

foi doente me pedindo auxílio

foi criança frágil necessitando de cuidados

Meu grande mestre ensinou-me a doar de mim mesmo - o meu próprio coração

Meu grande mestre ensinou-me a amar de forma incondicional

Sem esperar nada em troca...

Ele muitas vezes não me agradeceu pelo bem que pensei ter feito

Me ensinou a lidar com minhas várias expectativas

Me arrancou lágrimas de incompreensão

Me fez subir à montanha tantas vezes e chorar

Me fez lidar com minhas angústias e aprender a reflectir

Me fez ver tantas vezes que minhas certezas não estavam certas

Meu grande mestre me ensinou a voltar atrás para poder ir à frente

Meu grande mestre feriu-me ás vezes, para me ensinar a arte da espada

Para aprender a ser guerreiro nas batalhas da vida

Meu grande mestre ensinou-me que as dores são apenas pontes para elevação, que não precisam ser cicatrizes nem doenças emocionais, que posso superá-las a partir da minha vontade

Meu grande mestre trouxe a tona minhas insuficiências, por vezes ridicularizou-me, para calar minha vaidade



Meu grande mestre às vezes foi o pai que me negou carinho

Foi o chefe que não me incentivou

Foi o ríspido irmão pelo caminho



Meu grande mestre foi firmeza e luz na hora certa

Foi descaso e protecção

Foi barulho e silêncio

Foi inimizade e irmandade

Ensinou-me a arte do equilíbrio



Meu grande mestre fez-me crescer como crescem as árvores em direcção ao céu

Fez-me abrir os braços

Fez-me despir conhecimento e saber que nada sei

Meu grande mestre também quando eu não via o que havia de melhor em mim mostrou-me minha luz



Meu grande mestre foi cada ser na estrada de minha evolução

Me treinou a viver e não somente a existir

A dar sentido a todas as coisas



Hoje entendo

Que todos estamos interligados,

Que somos extensão de um um só ser

De que tudo nos dá uma preciosa lição

De que todos são instrumentos em nossa evolução



De que podemos levantar, mas por vezes ainda precisamos cair e aprender com as quedas

De que podemos ser pais, mas antes aprendamos a sermos filhos

De que podemos receber a mão, mas que antes aprendamos a estende-la,

De que podemos ser mestres, mas que antes sejamos aprendizes!!

Ser Sábio


A sabedoria é divina e ela existe em cada um de nós, por isso não devemos nos desesperar perante as dificuldades, pois sempre existe uma luz no fim do tunel... Geralmente as mudanças são vistas como adversidades.As adversidades podem ser bençãos.As crises estão cheia de oportunidades... Se alguém lhe bloquear a porta, não gaste energias com o confronto, procure as janelas...Lembre-se da sabedoria da água: A água nunca discute com seus obstáculos, mas os contorna. Que sua vida seja cheia de vitórias, não importa se são grandes ou pequenas, o importante é comemorar cada uma delas. Quando você quizer saber o seu valor, procure pessoas capazes de entender seus medos e fracassos e, acima de tudo reconhecer suas virtudes. Paz e Luz em seu coração! (desconheço autoria)










Entre o Ego e a Alma




Enquanto pensamos que a morte é o que mais separa as pessoas, o EGO, desde sempre, vem fazendo esse "serviço" muito mais do que ela.
Não há nada que vença o EGO em termos de separações.

E como é que ele age?

- No casamento e nas relações amorosas:
em nome da "incompatibilidade de gênios", homens e mulheres se separam, sem darem chance à flexibilidade que faria com que ambos - de comum acordo - cedessem um pouco.
Não! Para o EGO não tem acordo quando se trata de ceder.
Seria "rebaixar-se"! Ele só entende assim.

- Nas amizades:
uma atitude ou palavra mal colocadas são, muitas vezes, suficientes para que amigos se separem, deixando cair no esquecimento as tantas coisas boas que fizeram brotar uma tão valiosa amizade.
Não! O EGO não admite erros nem pedidos de perdão.
Seria abrir mão da punição! Ele só entende assim.

- Nas famílias:
tantos pais, irmãos e filhos se separam, só pela necessidade de impor suas vontades, de ver "quem manda aqui", quem ganha a condição de dono da última palavra.
Na maioria dos casos, numa reunião familiar, e com um pouco de humildade todos saberiam até onde ir e quando parar.
Não! O EGO quer deter o poder sobre tudo e sobre todos.
Limites seriam um caso de obediência! Ele só entende assim.

- Nas carreiras:
pessoas escolhem seguir a mesma carreira ou carreiras diferentes, e muitas dessas pessoas gastam a melhor parte da sua vida competindo, vigiando, farejando os passos das outras, dada a precisão de ser "a melhor".
A consciência de que "o sol nasceu para todos" faria isso parar.
Não! O EGO quer ganhar sempre, custe o que custar.
Aceitar vitórias alheias seria fracassar! Ele só entende assim.

Em toda situação conflitiva que determina separações o EGO se faz presente e sempre quer ganhar.

É nos carros,
em brincadeiras desnecessárias;
é no trabalho,
em críticas contra colegas;
é nas escolas,
em exibições de notas;
é nas guerras,
onde ganhar é questão de vida ou morte;
é na vizinhança,
em encrencas vulgares, e assim por diante... infinitamente...

Pense em algo similar, não citado aqui, e você notará que nele também está a ditadura do EGO.
Basta que o caso lembrado seja capaz de separar pessoas.

Não! - Não é a morte o que mais promove essas apartações.
É o EGO, o filho predileto do orgulho!

Sua ALMA e seu EGO ocupam o mesmo "castelo".
Deixe que sua ALMA seja a rainha vitalícia do lugar!
Ela é aquela parte sua que deseja Paz e Reconciliações.

O EGO é o mal dentro de você.
Dê-lhe um "cala-boca" bem dado.

Assim - e só assim - a Vida lhe abrirá as portas da verdadeira e perene Felicidade.

S í l v i a S c h m i d t

Um chinelo só , não protege dois pés


Certo dia, Daniel foi de ônibus ao centro da cidade com seu mestre Jonas PahNu.


Porém, ao subir no veículo, um dos chinelos de Jonas escapou-lhe do pé e caiu para o lado de fora. A porta se fechou e o ônibus saiu, tornando impossível recuperar o chinelo perdido.

Imediatamente, Jonas tirou seu outro chinelo e o jogou pela janela do ônibus, de modo a que caísse o mais próximo possível do seu par.

Daniel, sem entender a atitude de PahNu, perguntou:

– Mestre, por que fez isso?

– Isso o quê, Daniel?

– Você jogou o outro chinelo pela janela e ficou totalmente descalço. Por quê?

E Jonas respondeu naturalmente:

– Desse modo, a pessoa que encontrar um dos chinelos, encontrará também o outro. E poderá usá-los. De nada adiantaria para essa pessoa encontrar apenas um pé do chinelo, e nem me adiantaria ficar apenas com a outra metade do par. Juntos, os dois chinelos podem continuar a cumprir o seu propósito de agasalhar os pés de quem deles necessite.

Moral da história: A verdadeira felicidade nasce em nosso coração quando somos capazes de pensar no bem do próximo, mesmo quando estamos vivendo uma situação que para nós se apresenta como um problema ou mesmo como uma perda.

( Desconheço o autor)

A PAUSA




Na pausa não “há música, mas a pausa ajuda a fazer a música”.
Na melodia da nossa vida a música é interrompida aqui e ali por "pausas’...
E nós, sem refletirmos, pensamos que a melodia terminou.
Deus nos envia, às vezes, um tempo de parada forçada.
Pode ser uma provação, planos fracassados, ou esforços frustrados.
Mas na verdade é preciso fazer uma pausa...
E faz uma pausa repentina no coral de nossa vida.
Mas como é que o maestro lê a pausa?
Ele continua a marcar o compasso com a mesma precisão e toma a nota seguinte com firmeza, como se não tivesse havido interrupção alguma.
Deus segue um plano ao escrever a música de nossa vida.
A nossa parte deve ser aprender a melodia e não desmaiar nas "pausas".
Elas não estão ali para serem passadas por alto ou serem omitidas, nem para atrapalhar a melodia ou alterar o tom.
E sim para aprimorar.
Se olharmos para cima, Deus mesmo marcará o compasso para nós.
Não nos esqueçamos, contudo, de que “ela ajuda a fazer a música”.
Com os olhos Nele, vamos ferir a próxima nota toda a clareza sem murmurarmos tristemente:
“Na pausa não há música”.
Compor a música da nossa vida é geralmente um processo lento e trabalhoso.
Com paciência, Deus trabalha para nos ensinar!
E quanto tempo Ele espera até que aprendamos a lição!
Lembre-se, a pausa não dura muito, é apenas um tempo suficiente para que você se renove e continue...
Ela apenas serve para continuar a música!
Olhe melhor a sua volta... Viva a Vida!
Pare!
E aceite a pausa, você merece ser mais amado e amar, sonhar, sorrir, cantar e ser feliz, muito mais feliz!
MMariani

sexta-feira, 15 de abril de 2011

Sensatez


“Rapaz, seja grandioso! Não por ego, mas pela sua paz de espírito. Saiba valorizar melhor os seus amigos reais, e jamais os perca, pois eles são raros. São eles que lhe compreenderão nos momentos difíceis; são eles que permanecerão. E não leve as coisas tão a sério, nem a si mesmo, ou o que dizem de você. Seja você mesmo, mas grandioso! Dá trabalho, mas garante a melhoria. Mas, também dá trabalho ser pequeno: dói demais, por dentro. E, quem projeta farpas no mundo, é porque já as tinha em seu arsenal interior.”

- Cia. do Amor -
A Turma dos Poetas em Flor.

(Recebido espiritualmente por Wagner Borges – Curitiba, 10 de outubro de 2006).

Janela e o Espelho

Um jovem muito rico foi ter com uma conversa com seu mestre rabi, e lhe pediu um conselho para orientar sua vida.
Este o conduziu até a janela e perguntou-lhe:
- O que vê através dos vidros?
- Vejo homens que vão e vêm, e um cego pedindo esmolas na rua.
Então o rabi mostrou-lhes um grande espelho e novamente o interrogou::
- Olha neste espelho e diz-me agora o que vê.
- Vejo-me a mim mesmo.
- E já não vê os outros!
Repara que a janela e o espelho são ambos feitos da mesma matéria prima, o vidro; mas no espelho, porque há uma fina camada de prata colada ao vidro, não vê nele mais do que a tua pessoa. Deves comparar-te a estas duas espécies de vidro.
Pessoas de fé, de boa índole, enxergam os outros e têm compaixão por eles.
Coberto de prata - o egoísta, hipócrita, pobre de espírito - vê apenas a ti mesmo.
Só vales alguma coisa, quando tiveres coragem de arrancar o revestimento de prata que tapa os olhos, para poderes de novo ver e amar aos outros.

Autor desconhecido

P.S Para onde será que seu olhar está direcionado hein? Pense Nisso.

FALANDO SOBRE ERROS E LIÇÕES, NA LATA!




Porque você briga tanto – e por tão pouco? Não percebe as consequências disso?
E o quanto os órgãos do seu corpo são prejudicados?
O seu fígado já está no limite! E o seu coração está escuro pra dedéu.
Se, como você mesmo faz questão de dizer para todos, não lhe falta inteligência, então, como explicar tantas confusões em sua vida?
Que inteligência é essa, que só quer bater e sair na mão com os outros?
E quanta gritaria, meu chapa!
E você não nota essa penca de espíritos grudentos e mal amados aderidos em sua aura?**
Eles vêm atraídos pelo seu destempero emocional e se aproveitam para drenar suas energias. E você nada vê, e ainda se acha o tal!
Ah, eles riem muito de você. Consideram-no um bobão de marca maior.
E pulam e fazem algazarra à sua volta, tal qual macacos pendurados nos galhos de suas gabolices astrais.
Meu chapa, eles são os seus companheiros de estripolias. E sempre o acompanham nas baladas e nas bebedeiras descabidas.
Quando você se enche de álcool, eles bebem através de sua aura.
Ou seja, eles se locupletam psiquicamente e drenam sua força vital na calada dos seus desejos desenfreados e levianos.
E você é o “táxi” deles. Sim, porque eles viajam com você para todos os lugares.
E, quando você se deitou com mulheres, eles também estavam juntos.
E, nas suas brigas, nem se fala...
E você ainda se acha o tal e se considera inteligente?
Enquanto isso, os macacos astrais estão se divertindo às suas custas...
Alguns amigos – dos poucos que sobraram depois de tantas brigas -, já tentaram alertá-lo sobre tudo isso. Mas, como você é arrogante demais, não deu ouvidos e ainda reagiu com ironias ferinas.
E, mesmo em outras esferas – durante o sono, quando você estava temporariamente fora do seu corpo*** -, os seus guias espirituais também tentaram alertá-lo.
Porém, nem a eles você deu atenção e ainda confrontou-os, em lugar de escutá-los e ponderar sobre o que eles lhe diziam.
Aliás, coitados deles, por lidarem com alguém tão complicado e metido a besta.
E como você não escuta o bom senso, eles se afastaram um pouco e o deixaram por sua própria conta. Então, os macacos astrais pularam em sua árvore (sua aura), e começaram a comer as frutas (suas energias).
E, agora, “senhor inteligência”, vai continuar cantando de galo?
Ou vai baixar a bola do seu ego e ponderar sobre tudo isso?
Porque, mesmo à distância, os seus mentores espirituais continuam vibrando por você. E, por causa da bondade deles, o Papai do Céu nos encarregou de uma missão. E nós viemos cumpri-la a rigor.
Trata-se de dar uma chacoalhada em você, seu moleque!
Já passou do tempo de você levar uma boa carraspana. E esses escritos são uma esfregada no seu ego. Além disso, tudo tem sua hora. E a sua é agora!
E, se quiser chorar, não se faça de rogado... Solte sua tensão nas lágrimas e lave sua alma.
Em homenagem aos seus guias, que, mesmo com você sendo um ingrato, sempre tentaram lhe ajudar, trate de renovar sua vida. Não desperdice mais uma chance, pois a hora é agora!
Pense no seu fígado e no seu coração – pois você está detonando-os.
Pare de beber tanto... E nada de confusões, com quem quer que seja.
Pondere as coisas, rapaz. Você não está na Terra para competir com ninguém, pois cada um tem seu potencial e seus talentos a desenvolver...
Sua batalha não é com ninguém, a não ser com você mesmo.
E inteligente é que vence a si mesmo. E, também, quem sabe a hora certa de escutar e se reciclar.
Pela graça do Papai do Céu – e também dos seus mentores espirituais -, nós viemos aqui para alertá-lo novamente.
E, por favor, tome providências para melhorar... Porque, o cabeça-dura de hoje, certamente será o cabeça-mole de amanhã – e o Dr. Carma**** sempre bate o ponto e garante o serviço -, assim como nós garantimos ao Papai do Céu que cumpriríamos nossa missão.
E, agora, é hora de levantarmos voo e irmos para casa, lá no Astral Feliz...
E você, trate de sacudir sua árvore, para espantar os macacos para bem longe.
Eles só vêm atrás de duas coisas em você: excesso de álcool e brigas.
Resolva isso, agora mesmo! E aí, além dos macacos saltarem para bem longe, você terá de volta a boa companhia de seus amigos espirituais.
Às vezes, o Amor se afasta, estrategicamente, para deixar a dor ensinar as lições necessárias. E, se você é inteligente mesmo, tire o aprendizado de tudo isso e faça sua vida valer a pena realmente.
Meu chapa, é hora de crescer. Portanto, deixe de dar mole para os macacos e seja homem! Enfrente a si mesmo e torne-se saudável novamente.
Recupere seus amigos e familiares. Peça desculpas, de coração.
E, se antes você se afastou da pessoa amada, agora, corra atrás do prejuízo e peça perdão. E, assim, talvez o poder do Amor lhe revele outros horizontes...
P.S.:
Excesso de álcool? Não!
Saúde? Sim!
Briga? Não!
Amor? Sim!
Se você é realmente inteligente, então prove.
Ah, e veja se se lembra do Papai do Céu e faça uma prece de agradecimento a Ele.
Afinal, não é você o cara. É Ele.
Vamos nessa! Até mais...

- Companhia do Amor***** –
A Turma dos Poetas em Flor.
(Recebido espiritualmente por Wagner Borges – São Paulo, 01 de outubro de 2010.)