A descrição da alma

Alma...
A expressão da alma é a certeza da vida em espírito, a que nos dá movimentos para circular por entre a vida e as experiências que ela nos proporciona.
É na alma que ficam registrada todas as nossas sensações e aprendizados.
Passamos pela vida sabendo que tudo que nos ocorre nos ensina e nos compele para avançarmos e de um modo natural, procuramos sempre nos mantermos atentos e vigilantes para o que já nos fez recuar ou mesmo perder.
São os alertas da nossa alma que tem por finalidade proteger nosso espírito de uma vida sem evolução, mas também é nela que ficam todas as nossas passagens por muitos sentimentos que ao longo da vida foram experimentados e na alma ficam interiorizados para nos mostrar, nos capacitar e nos ensinar em como dar o próximo passo sem que tenhamos que novamente passar pela mesma situação as que não mais nos faz avançar e sim nos desfaz em uma nova prisão de sensações de dor...

A alma traz em si seus substantivos de vida e eles é que nos torna quem somos.

Falemos então dos substantivos da alma...
Aqueles que nos faz passar pela vida e deixar que a vida nos marque e que também deixaremos nossa marca.

Substantivos da alma em contos da vida.

terça-feira, 3 de maio de 2011

EXERCÍCIO PARA AUTO-ESTIMA




“Você se apaixona por si mesmo exatamente como se apaixona por outra pessoa. Em primeiro lugar, você repara em si mesmo e começa a prestar atenção em certos detalhes, tais como as coisas que diz e sua maneira de dizê-las, de andar, sua risada, suas preferências e aversões. Aceita sua personalidade exatamente como aceita alguém que atrai seu interesse, Perdoa os erros que comete e congratula-se por suas conquistas. É gentil consigo mesmo e demonstra condescendência quando as coisas que faz não dão certo. Percebe e reconhece suas conquistas. Elogia a si mesmo e diga as mesmas coisas que diria à pessoa amada. Tem tempo para você quando é necessário e procura confortar-se quando está magoado. Todos os dias sorri para o espelho e diz que gosta de si mesmo. No início, essas atitudes parecerão idiotas ou esquisitas, mas prossiga assim mesmo. “Lembra-se da primeira vez que disse a alguém que o amava? Lembra-se do nervosismo e do medo da rejeição ou do compromisso? Isso vai acontecer sempre que olhar no espelho e disser que ama a si mesmo.

“É simples, mas não é fácil. Tente e aceite o que vier. Como ocorre com qualquer relação, só o tempo o fará acreditar. Mas, se você persistir, a convicção virá.

“Falar apenas não basta. É preciso comportar-se carinhosamente consigo mesmo, de forma coerente e freqüente. Declarar amor e agir em desacordo com suas palavras de nada adianta.

Ter auto-estima é amar a si mesmo ainda que você nem sempre goste do que faz ou diz.

“Durante o exercício do espelho, muitas pessoas ficam frustradas porque não se sentem amadas nem dignas de amor. Se for seu caso, saiba que isso é normal. Continue tentando. O sentimento de amor virá em decorrência dos seus atos de amor. Chegará o dia em que você se olhará no espelho e se sentirá amado. Lembre-se: amar é um verbo e, portanto, envolve ação. Amar a si mesmo é uma ação que, se for suficientemente repetida, se transformará em sentimento. A ação está sob o seu controle, o sentimento, não.

“Cuide de si mesmo como cuidaria de alguém que você ama. Em primeiro lugar, pergunte-se o que deseja. Se não souber, pergunte-se do que precisa. Se a resposta for razoável, atenda a esse desejo. Caso contrário, encontre uma alternativa. Presenteie-se. Seja generoso e dê amor a si mesmo. Faça de conta que você se ama – e logo esse sentimento se tornará real.”

(Susana McMahon, em O terapeuta de bolso, p. 101-103)

Nenhum comentário:

Postar um comentário