A descrição da alma

Alma...
A expressão da alma é a certeza da vida em espírito, a que nos dá movimentos para circular por entre a vida e as experiências que ela nos proporciona.
É na alma que ficam registrada todas as nossas sensações e aprendizados.
Passamos pela vida sabendo que tudo que nos ocorre nos ensina e nos compele para avançarmos e de um modo natural, procuramos sempre nos mantermos atentos e vigilantes para o que já nos fez recuar ou mesmo perder.
São os alertas da nossa alma que tem por finalidade proteger nosso espírito de uma vida sem evolução, mas também é nela que ficam todas as nossas passagens por muitos sentimentos que ao longo da vida foram experimentados e na alma ficam interiorizados para nos mostrar, nos capacitar e nos ensinar em como dar o próximo passo sem que tenhamos que novamente passar pela mesma situação as que não mais nos faz avançar e sim nos desfaz em uma nova prisão de sensações de dor...

A alma traz em si seus substantivos de vida e eles é que nos torna quem somos.

Falemos então dos substantivos da alma...
Aqueles que nos faz passar pela vida e deixar que a vida nos marque e que também deixaremos nossa marca.

Substantivos da alma em contos da vida.

sexta-feira, 20 de maio de 2011

PRETEXTOS...


O que mais importa na nossa vida

É podermos realizar o Plano Maior para o qual viemos.

É podermos Saber em verdade, quem ou o que realmente somos,

Para além do exigente ego menor que nos instiga aos desejos,

Às paixões, aos apegos intermináveis.

E, portanto, sábio se faz aquele que sabe que está aqui na Terra para evoluir.

Para deixar o mundo um pouquinho melhor.

Para dar a Si mesmo a mais ampla satisfação que reside no autoconhecer-se.

Todos estão evoluindo, crescendo, aprendendo enquanto ainda houver uma respiração no corpo.

Mas uma grande parte das pessoas não tem consciência de sua própria evolução.

Não têm consciência da não-casualidade dos eventos que se encadeiam em sua vida. Da lei cíclica dos acontecimentos.

Muitos ainda sequer perceberam a grande sincronia que há na vida.

Ou como os fatos, ações, pensamentos e sentimentos influem de forma precisa

Nos seus destinos e nos destinos do mundo.

Perante a nossa evolução,

Tudo é um pretexto.

É um pretexto sairmos à rua para pagar uma conta de luz, ir ao banco...

Porque na verdade o mundo aí está, dinâmico e constante

Para nos proporcionar encontros, para que possamos ter humanas interações,

Para que tenhamos as oportunidades de crescer.

Tudo é um pretexto...

Para aprendermos. Para desenvolvermos as virtudes básicas:

A humildade, a compaixão, o amor incondicional e desinteressado, a honestidade – principalmente a honestidade conosco mesmos - a sabedoria, a compreensão, a tolerância, a dignidade, a paciência, a serenidade...

Tudo o que nos acontece na dinâmica da vida é utilizado como pretexto para que a Lei da ação e reação (karma) possa atuar,

Trazendo-nos oportunidades únicas em cada momento para nos provocar.

Nos provocar conhecimentos, afetividade, reflexão, insights e sobretudo autosuperação.

O autoconhecimento e a superação de nossas falhas, de nosso sofrimento, a superação de nosso ego em prol de uma atividade altruística no anonimato e no silencio, o sair do casulo interno de nós mesmos para nos abrir ao mundo, à vida e ao amor sem qualquer condição, estão por trás das nossas atividades humanas...

Trabalhar, buscar a sobrevivência neste mundo tumultuado, rápido, complexo...

Estudar, dirigir, interagir com todos quantos nos cruzam os caminhos pertinentes às nossas atividades triviais ou não...

Tudo é um pretexto para que a Vida nos proporcione aprendizados, alegrias e realizações. Para que possamos crescer enquanto pessoas, mas, sobretudo para a elevação e o descobrimento de nosso Ser.

Tudo é um pretexto para aprender. Para conduzirmos nossa evolução instante por instante, gradual e conscientemente.

Tudo o que pudermos observar, contemplar, vivenciar, experienciar... Tudo, tudo está organizado no universo para nos proporcionar expansão de consciência.

É uma flor que se abre. A amorosidade no sexo. O sabor dos alimentos. O por do sol que tinge os céus em aquarela distinta e única, qual linda obra prima celestial, na Terra. A criança que nos sorri ou nos pede colo, alimento, brinquedo. O sinal que fechou. O leite que derramou. O ônibus que atrasou. A conta bancária que ficou no vermelho. A grama que sempre cresce... A fome para quem dela padece. O sorriso de um “estranho”. O tsunami que vem a nós. O embrião-esperança que vem crescendo. Nossos deveres... Nossos deveres então... São sábios pretextos da vida para nos impulsionar para frente. Para que eliminemos nossa passividade, nossa acomodação, para que nos esforcemos mais em fazer cada vez mais bem feito nossas atribuições... Para que saiamos da inércia física e mental. Para que, frente aos nossos abençoados problemas e desafios possamos enfim, nos superar, encarar os problemas de frente... Porque, ignorar os fatos não quer dizer que os fatos ainda não estejam mais lá.

Tudo é um pretexto que nos proporciona evolução. Nossos relacionamentos. A cotidianidade de nossas tarefas. O pulsar de nosso coração. A imensidão que podemos ver nos céus, nos oceanos, nas cidades dos homens. No orvalho que espelha seu sorriso na pétala agradecida da flor.

Tudo na vida é um pretexto que a Lei da Evolução e do Progresso se utiliza para nos fazer mais, para nos proporcionar o autoconhecer - e o saber que somos muito mais do que as meras aparências, personas, que somos ainda muito mais do que até o momento pensássemos ser. Mas que também somos uma ínfima partícula, um grão de areia no infinito. Uma criança almejando andar. Mas, paralelo ao cabedal de conhecimentos e experiências por que passamos, faz-nos a sabedoria da vida, redirecionando nossos passos, que despertemos para o amor todo inclusivo em tudo e por todos... Convidando-nos gentilmente, mas às vezes de inopino e rapidamente, a tomarmos tempestivas decisões. Diz a vida para nós que é preciso não titubear. Saber escolher. Eliminar as nossas dúvidas, minimizar, senão eliminar o medo...

Muitas das vezes, as doenças ou acidentes são apenas um pretexto que a sabedoria da vida utiliza para que possamos parar. Estancar tanta correria. Para que possamos aprender na calma, na serenidade que a reflexão nos proporciona quando estamos doentes na nossa cama ou em um leito de hospital... O pretexto da dor e o desejo de superar a dor – uma provação das mais difíceis, que nos coloca frente a frente conosco mesmos.

Tudo são pretextos – textos e consertos, dentro de contextos vivenciais. Na vigília, sempre. Nos sonhos. Na angústia. Na dor. No prazer.

O aspecto dual de nosso mundo nos incita a defrontarmo-nos cotidianamente com o embate das trevas com a luz. O mal existindo como um pretexto para alcançarmos o bem. Os erros existindo como pré-condição para os acertos. Para afiarmos nossos instrumentos, nossa mente, nosso coração. Para irmos além de nós mesmos.

No sol, na lua, na vida, na morte, o homem e a mulher, os céus e a terra: A dualidade é um grande pretexto para, vivenciando a ilusão do mundo, podermos, não escapar, mas transcender os aspectos duais que nos incita ao aprimoramento de nosso discernimento mental e nos convida a cada instante para agir como autênticos guerreiros da luz, ou seja, pelos caminhos do coração.

E isto é um maravilhoso pretexto para que possamos viver mais plenamente na presentificação de nossa mente e espírito, ou seja, para tomarmos consciência exatamente de onde estamos, para tomarmos consciência crescente da realidade interior e exterior que nos cerca. Para estarmos efetivamente presentes no mundo-escola, e assim podermos absorver a linguagem de Deus que nos convida a viver com Ele em sincronicidade.

Tudo, enfim, são pretextos para irmos alcançando a maestria do bem viver, e os pretextos são ferramentas que a vida nos traz como a nos solicitar ouvir o apelo de nossa Alma, como que a nos recordar da razão maior para a qual viemos aqui.

Tudo é um pretexto a trazer a nossa consciência para o grande portal do Amor e da Sabedoria que regem os fatos, o que está por trás das aparências, para nos gritar que precisamos viver o infinito de nós mesmos bem aqui e exatamente agora.

Só Algo não é pretexto para nada. Esse Algo Maior é o Absoluto, Deus, a Fonte Primordial de onde provimos, a divindade que reside dentro de cada um de nós. Que na “queda” muitos esqueceram. Mas que hoje, fundamentalmente, precisamos nos recordar que temos em nós muito mais poder... Porque em nós reside a divindade, porque em nós está todo o universo. Os céus, o infinito, o Cosmos. Deus está mais perto de nós do que as batidas de nosso coração. É só fechar os olhos, olharmos para dentro e ver. Felizes são aqueles que conseguem enxergar o óbvio. E que não mais precisam de nenhum pretexto para viver, aprender, galgar os degraus de ascensão e sabedoria, para manifestar o seu amor por toda a criação. E que já não têm mais nenhum pretexto para segurar firme em suas mãos a condução diária de sua evolução.

Porque viver é um pretexto perfeito. Um pretexto que encerra em si a Vontade da Eternidade.

A dinâmica do mundo e sua Instrução são o maior pretexto que temos para alcançar a verdadeira Liberdade.

Mas você não precisa mais de pretextos, desculpas, condições, circunstancias, para saber que estais vivenciando a grande maratona da viagem da vida e que, tudo, absolutamente tudo que experienciamos são maravilhosos instrumentos que podem elevar nossa alma fazendo-nos verdadeiramente felizes.

Que nos textos e pretextos da via de nossa vida, encontremos a felicidade que está no prazer de servir. Servir desinteressadamente, amar incondicionalmente. Desfraldar a sua bandeira interna do perdão automático. E que todos os fatos pretextuais do que já viveste até aqui sejam para ti preciosas lições para o acerto maior. Sem mais delongas e sem pretextos para não alcançares o que te compete alcançar: Amor e Sabedoria em teu viver, pois tua vida é o maior pretexto que Deus de concedeu para que chegásseis a Ele mesmo. Passo a passo até o salto quântico final, aos píncaros da realização humana. À comunhão plena com Deus.

Ivanildo Falcão da Gama

Nenhum comentário:

Postar um comentário