A descrição da alma

Alma...
A expressão da alma é a certeza da vida em espírito, a que nos dá movimentos para circular por entre a vida e as experiências que ela nos proporciona.
É na alma que ficam registrada todas as nossas sensações e aprendizados.
Passamos pela vida sabendo que tudo que nos ocorre nos ensina e nos compele para avançarmos e de um modo natural, procuramos sempre nos mantermos atentos e vigilantes para o que já nos fez recuar ou mesmo perder.
São os alertas da nossa alma que tem por finalidade proteger nosso espírito de uma vida sem evolução, mas também é nela que ficam todas as nossas passagens por muitos sentimentos que ao longo da vida foram experimentados e na alma ficam interiorizados para nos mostrar, nos capacitar e nos ensinar em como dar o próximo passo sem que tenhamos que novamente passar pela mesma situação as que não mais nos faz avançar e sim nos desfaz em uma nova prisão de sensações de dor...

A alma traz em si seus substantivos de vida e eles é que nos torna quem somos.

Falemos então dos substantivos da alma...
Aqueles que nos faz passar pela vida e deixar que a vida nos marque e que também deixaremos nossa marca.

Substantivos da alma em contos da vida.

segunda-feira, 28 de fevereiro de 2011

O Caminho do Meio

O Caminho das oito vias

O Tantra é parte do Budismo Tibetano. É a compreensão do Caminho das oito vias.

Buda ensinou a seus discípulos que os extremos da vida deviam ser evitados, que o caminho do meio é a forma de chegar ao equilíbrio, ensinou ainda que, tanto o prazer extravagante ou a abnegação exagerada deviam ser evitados. Ambos os extremos provocam sofrimento.
Para Buda existem oito vias para romper com o sofrimento e levar ao caminho do meio e assim chegar a iluminação.

1. Visão Correta
A vida de cada pessoa está envolvida por crenças e hábitos desta e de existência passadas. Que é difícil desviar-nos completamente destas crenças, mas não impossível, porque além de sermos animais sociais, somos também animais racionais. Buda ensinou que a vida precisa de um projeto, de mapas em que a mente possa confiar, a energia de cada um deve ser dirigida a um propósito.

"Um elefante por mais perigo que corra, não fará nada para fugir até se assegurar de que o caminho que vai percorrer suportará o seu peso. Sem ter esta certeza, irá preferir a agonia à incerteza da queda".

O mesmo acontece com o ser humano, até que sinta que sua razão não esta satisfeita, ele não avança com firmeza em nenhuma direção. Assim, é necessária alguma orientação intelectual antes de se fazer algo com firmeza. Os ensinamentos sobre uma das "Quatro Nobres Verdades" fornecem esta condição. O sofrimento é provocado pelo desejo de satisfação pessoal. Esse desejo, ou anseio é refreado através do Caminho das Oito Vias.

2. Aspirações Corretas
Enquanto o primeiro passo nos leva a tomar decisões tendo em conta o problema básico da vida, o segundo conselho é deixar que os nossos corações sigam os seus desejos.

3. Linguagem Correta
É necessário estar atento. O primeiro aprendizado é usar a linguagem correta, estar ciente do poder que a linguagem de cada um pode revelar sobre a nossa personalidade. Ao invés de começarmos com a decisão de só dizermos a verdade, faremos melhor se recuarmos um pouco e pensarmos na quantidade de vezes que, durante o dia, nos desviamos da verdade e por que razão o fazemos. O homem deve abster-se da mentira, da bisbilhotice e das frivolidades e deve falar de forma verdadeira, amigável e atenciosa.

4. Conduta Correta
Antes de tentar ser melhor deveríamos entender o nosso comportamento. A conduta correta implica em não matar nenhum ser vivo, animal ou humano, não roubar, não se entregar a relações sexuais licenciosas, não mentir e não usar drogas.

5. Atividade Correta
O progresso espiritual é impossível quando as ações pessoais são contraditórias. Para aqueles que buscam a libertação, não é suficiente a vontade, precisam dedicar toda a sua vida ao projeto de se tornarem livres dos conceitos e crenças errôneas. Atividade correta consiste em observar a própria conduta, dedicar-se a ocupações que promovam a vida ao invés de destruição.

6. Esforço Correto
Aquele que busca o caminho do meio não deve permitir a intervenção de pensamentos ou de estados de espírito destrutivos, e se estes já estiverem instalado, deverá buscar desviá-los, antes de seus efeitos visíveis.

7. Atenção Correta
Em um texto sagrado do Dhammapada, está escrito: "Tudo o que somos é o resultado daquilo que pensamos". Buda considerava que a liberdade é a libertação que cada um pode alcançar dentro desta existência por meio do autoconhecimento, deixando de agir sempre dentro de atitudes inconsciente e automática. Isto é, estar atento aos pensamentos e sentimentos, perceber que eles chegam e saem e não constituem parte de nós. Devemos testemunhar os acontecimentos de forma reativa, olhando e vivenciando os estados de espírito e as emoções de forma a não condenar ou dar importância demasiada a nem uma delas.

8. Êxtase Correto
É estar atento ao controle completo sobre a mente e o corpo, neste ponto um praticante de Tantra estará pronto para entender a meditação.

Mikka Wentz
www.ser-tantra.com.br/

Frase de Neale Donald Walsh..

Move-te com a perfeição, não sem ela,
e não te detenhas na dúvida nem no
temor, tampouco na culpa ou na auto
recriminação. Vive no esplendor permanente,
com a certeza de que és muito amado.

Os Quatro Compromissos (Miguel Ruiz)


Seja Impecável com a Palavra
Já que ela é a ferramenta mais poderosa que você tem, use-a sempre para a verdade e para o bem. Assim como a palavra é capaz de construir também pode destruir tudo em questão de momentos.
Não faça fofocas. Elas só espalham um veneno que pode voltar contra você depois. Cumpra sempre o que promete Ser impecável também significa assumir a responsabilidade por seus atos sem se culpar por esta ou aquela escolha.

Não Tire Conclusões
Seus dramas e tristezas existem porque você acredita que as suas conclusões são as corretas. Imagine o dia que você não tira conclusões sobre o seu parceiro ou sobre todas as pessoas com as quais se relaciona. A forma mais fácil de evitar confusões é perguntar - e não deduzir - quando você não entende algo. Uma vez ouvida a resposta, não sobrará espaço para falsas conclusões.

Não Leve Nada para o Lado Pessoal
Não sofra pelo que os outros dizem a seu respeito ou para você. Nada disso é motivado por seus atos,
e sim por quem fez os comentários. Cada um vive num mundo diferente, levar tudo para o lado pessoal
significa presumir que os outros conhecem o seu mundo. Esse é o pensamento deles sobre o mundo, não o seu. Se você estiver imune às opiniões e ações das pessoas,
evitará sofrimentos desnecessários.

Sempre Dê o Melhor de Si
O último compromisso permite que os outros três se tornem hábitos. Em qualquer circunstância,
sempre faça o melhor, nem mais nem menos. Dessa forma, você não vai julgar a si mesmo, nem se sentir culpado ou se castigar quando não conseguir cumprir um acordo. É a ação que faz a diferença.

Refletir e exercitar os quatros compromissos pode mudar a sua postura diante da vida

Arthur da Távola


"Nunca se sabe onde está uma despedida. Até no afã do até logo pode esconder-se um nunca mais.

Na frase infeliz, na simples conversa, algo pode estar morrendo, do amor ou da amizade.
Há despedidas que não são patentes. Não se lhes percebe o estalo do afastamento, que pode estar no instante de mau humor, na resposta infeliz, na alegria que não se repete ou na palavra que deixamos de dar e receber.. Às vezes, está na palavra que dizemos.
Nem sempre as pessoas se separam: esgarçam-se às vezes. Viver esgarça.. É algo que se afasta sem romper completamente. (..)
Despedir-se é sutil, nem sempre aparece.
Ninguém sabe de quem se afastará. Nem quais as amizades e amores de toda a vida, nada obstante existam. Raros captam a dor que estala em cada hipótese de despedida.
(..)As grandes despedidas dão-se - contudo - sem que o percebamos. As que sabemos e sofremos não são despedidas completas, pois a saudade e a memória hão de trazer de volta o sentimento genuíno que agora causa dor.. As grandes despedidas infiltram-se no cotidiano e nos atos corriqueiros de cada dia sem ser percebidas. Muitos anos depois, vamos verificar que disfarçado em dia-a-dia ali estavam e estalavam saudades antecipadas, vários nuncas dos quais jamais suspeitamos. Nunca se sabe onde está uma despedida.
A não ser muito depois."
(Arthur da Távola)

Salmos 90

Este é o Salmo que mais leio, e quero partilhar com vcs!!

Salmo 90

Tu, que habitas sob a proteção do Altissímo,
que mora à sombra do Onipotente,
dizeao Senhor: "Soís meu refúgio e minha cidadela,
meu Deus, em que confio."
É ele quem te livrará do laço do caçador e da peste perniciosa.
Ele te cobrirá com suas plumas;
sob suas asas encontrarás refúgio.
Sua fidelidadete será um escudo de proteção.
Tu não temerás os terrores noturnos,
nem a flecha que voa áluz do dia,
Caiam milhomens à tua esquerda e dez mil `a tua direita:
tu não serás atingido.
Porém, verás com teus próprios olhos,
comtemplarás o castigo dos pecadores,
porque o Senhor é teu refúgio.
Escolhestes,por asilo, o Altissímo.
Nenhum mal te atingirá,
nenhum flagelo chegará à tua tenda,
porque os seus anjos ele mandou
que te guardem emtodos os teus caminhos.
Eles te sustentarão em suas mãos,
para que não tropeces em alguma pedra.
Sobre serpente e víbora andrás,
calcarás aos pés o leão e o dragão.
"Pois que se uniu a mim, eu o livrarei;
e o protegerei, pois, conhece o meu nome.
Quando me invocar, eu o antenderei;
na tribulação estarei com ele.
Hei de livrá-loe o cobrirei de glória.
Será favorecido por longos dias,
e mostra-lhe-ei a minha Salvação."

Amém!!

Gibran Kahlil


Dizem que em certa ocasião, uma mulher que levava uma criança nos braços, propôs a Gibran:
“Mestre, falemos dos filhos”.
E ele respondeu: Seus filhos não são seus filhos.

São os filhos e as filhas
dos desejos que a vida
tem de si mesma Vêm através de vocês, mas não são de vocês
e, ainda que vivam com vocês, não lhes pertencem.
Podem dar-lhes seu amor, mas não seus pensamentos, pois eles têm seus próprios pensamentos.

Podem abrigar seus corpos,
mas não suas almas, porque suas almas
moram na casa do amanhã,
que nem mesmo em sonhos
lhes será permitido visitar.

Podem empenhar-se para ser como eles,
mas não tentem fazer como vocês fizeram,
porque a vida não anda para trás,
nem se detém no ontem.

Vocês são o arco por meio do qual seus filhos são disparados como flechas vivas.

O arqueiro vê o alvo sobre o caminho do infinito
e dobra o arco com toda a força, a fim de que suas flechas partam velozes e para muito longe.

Que o fato de estarem nas mãos do arqueiro
seja para suas felicidades, porque, assim como
ele ama a flecha que dispara,
ama também o arco que permanece firme.

Por isto vocês tiveram a liberdade de amar
e a oportunidade de viver e fazerem suas vidas.

Deixem que seus filhos voem sós de seus ninhos quando chegar a hora e não lhes reclamem para que voltem.

Eles os quererão para sempre
e terão também seus lares,
nos quais, algum dia, ficarão sós,
porém terão sido seus lares e suas vidas.
Deixem-nos livres.

Amem-nos com liberdade,
não apaguem o fogo de suas vidas.
Vivam e deixem viver,
assim eles os quererão sempre.
A ponte pode ser um novo amanhecer, um aproximar, um descobrir, um recomeçar, ou apenas uma miragem para a outra margem...
Vamos descobrir novos caminhos, vamos divagar calmamente atravessando para a outra margem, vamos tentar deixar para trás tudo o que nos preocupa no momento e tentar encontrar o nosso equilibrio pessoal, a nossa paz interior, somente acompanhados pelos pensamentos de Dalai Lama.


"Uma árvore em flor fica despida no outono. A beleza transforma-se em feiúra, a juventude em velhice e o erro em virtude. Nada fica sempre igual e nada existe realmente. Portanto, as aparências e o vazio existem simultaneamente."


"Se você quer transformar o mundo, experimente primeiro promover o seu aperfeiçoamento pessoal e realizar inovações no seu próprio interior."


"Determinação coragem e auto confiança são fatores decisivos para o sucesso. Se estamos possuidos por uma inabalável determinação conseguiremos superá-los. Independentimente das circustancias, devemos ser sempre humildes, recatados e despidos de orgulho."


"Seja a mudança que você quer ver no mundo."


"Ame profunda e passionalmente. Você pode machucar-se, mas é a única forma de viver o amor completamente."


"Dê a quem você ama: asas para voar, raízes para voltar e motivos para ficar."


"A arte de escutar é como uma luz que dissipa a escuridão da ignorância."


"O que mais me surpreende é o homem, pois perde a saúde para juntar dinheiro, depois perde o dinheiro para recuperar a saúde. Vive pensando ansiosamente no futuro, de tal forma que acaba por não viver nem o presente, nem o futuro. Vive como se nunca fosse morrer e morre como se nunca tivesse vivido."


"Só existem dois dias no ano que nada pode ser feito. Um se chama ontem e o outro se chama amanhã, portanto hoje é o dia certo para amar, acreditar, fazer e principalmente viver."

"Ninguém pode construir em teu lugar as pontes que precisarás para atravessar o rio da vida – ninguém, exceto tu, só tu." (Friedrich Nietzsche)
Amigos são seres alados que fazem sorrir e te emocionam!
É força propulsora..aquela que impulsiona e faz o coração bater
com alegria à cada nova manhã.
Amigos não têm cor, nem cheiro e tampouco forma.
Sei lá o q são realmente!
Talvez caixas mágicas que ao abri-las, perfumam nossas vidas
com cheiros de flores;
e com pincéis de amor, pintam cada uma de nossas emoções
com cores diferentes, fortes, cintilantes!
Trazem vida quando a esperança se foi.
Brilham em nós com tamanha luz,
que a tristeza não resiste e se vai!
Amigos são como um lago sereno em meio a um vale montanhoso!
chegam de mansinho e nos apaixonam sem cerimônia.
Passeiam por nosso coração como num porto seguro.
Nos conquistam e ficam ali, para sempre entrelaçados à nós!
Não há no mundo nenhuma força capaz de extinguir um amigo.
Amigos são pensamentos de Deus materializados em forma humana e
Enviados à nós pelo sopro do Seu amor!

(Val Zamp Dantas)

Alcance a sua Fé

Se em algum momento da tua vida tu te sentires um grande vazio e nada for capaz de preencher esse mesmo vazio há uma essência uma força tão renovadora chamada amor quando permitimos nos abrir além das fronteiras desta vida e laçamos os nossos olhares para uma única direção Deus os nossos corações serão abrandados te entregas ao que está alcance da tua Fé.

"Eu vou gostando, eu vou cuidando, eu
vou desculpando, eu vou superando, eu
vou compreendendo, eu vou relevando...
Eu vou!

E continuo indo, assim, desse jeito, sem
virar páginas, sem colocar pontos.

E vou dando muito de mim, e aceitando
o pouquinho que os outros tem
para me dar.”

(CAIO F. A)




Minha vida tem sido um constante TSUNAMI.
Arrasta-me, carrega e me joga com muita força.
Ah! Mas eu resisto! Encandecida e bravamente
e com as unhas fincadas na razão.

Nem tenho tempo para pensar na sequência dos
acontecimentos. Não tenho medo de sofrer.

Tenho medo é de morrer à míngua, com o coração
ressequido e envelhecido como uma fruta que seca
ao sol. Não temo os desenganos, rejeições e perdas.

Quando sinto oscilar o peito e o ar que inspiro não
me é suficiente, e sinto como se fosse faltar-me o
chão aos pés, é nesta hora que me sinto mais viva e
dona de mim mesma.

As lágrimas não me incomodam, não me importa o
riso ou o escárnio. O que verdadeiramente importa
prá mim, é que Eu existo, resisto, e subsisto
além e apesar de tudo.

Um abraço carinhoso com os braços da alma, o
abraço que com certeza faz TODA diferença.


"A felicidade mantém você doce;

Dores mantém você humano;

Quedas mantém você humilde;

Sucesso mantém você brilhando;

Provações mantém você forte;

Mas somente Deus mantém você
prosseguindo. "

A Mala de Viagem


Conta-se sobre um homem que caminhava vacilante pela estrada, levando uma pedra numa mão e um tijolo na outra.
Nas costas carregava um saco de terra
Sobre a cabeça equilibrava uma abóbora pesada.
Pelo caminho encontrou um outro viajante que lhe perguntou :
- Cansado viajante, por que carrega essa pedra tão grande ?
- É estranho, respondeu o viajante, mas eu nunca tinha realmente notado que a carregava.
Então, ele jogou a pedra fora e se sentiu muito... Veja mais melhor.
Em seguida veio outro caminhante que lhe perguntou :
- Diga-me, cansado viajante, por que carrega essa abóbora tão pesada ?
- Estou contente que me tenha feito essa pergunta, disse o viajante, porque eu não tinha percebido o que estava fazendo comigo mesmo.
Então ele jogou a abóbora fora e continuou seu caminho com passos muito mais leves.
Um por um pelo caminho foi avisando-o a respeito de suas cargas desnecessárias.
E ele foi abandonando uma a uma. Por fim, tornou-se um homem livre e caminhou como tal.
Qual era na verdade o problema dele ? A pedra e a abóbora ?
Não.
Era a falta de consciência da existência delas.
Uma vez que as viu como cargas desnecessárias, livrou-se delas bem depressa e já não se sentia mais tão cansado.
Esse é o problema de muita gente. Carrega cargas sem perceber.
Não é de se estranhar que estejam tão cansadas !
O que são algumas dessas cargas que pesam na mente de uma pessoa e que roubam as suas energias ?
a. Pensamentos negativos.
b. Culpar e acusar outras pessoas.
c. Pemitir que impressões tenebrosas descansem na mente.
d. Carregar uma falsa carga de culpa por coisas que não poderiam ter evitado.
e. Auto-piedade.
f. Acreditar que não existe saída.

Todo mundo tem o seu tipo de carga especial, que rouba energia.
Quanto mais cedo começarmos a descarregá-la, mais cedo nos sentiremos melhor e caminharemos mais levemente.

Lança sobre o Senhor toda a sua ansiedade, pois Ele promete cuidar de você. Entrega o seu caminho ao Senhor, confia Nele, pois o mais Ele fará.....

FLORES RARAS




Conta-se que havia uma jovem que tinha tudo, um marido maravilhoso, filhos perfeitos, um emprego que lhe rendia um bom salário e uma família unida. O problema é que ela não conseguia conciliar tudo. O trabalho e os afazeres lhe ocupavam quase todo tempo e ela estava sempre em débito em alguma área.
Se o trabalho lhe consumia tempo demais, ela tirava dos filhos, se surgiam imprevistos, ela deixava de lado o marido...
E assim, as pessoas que ela amava eram deixadas para depois até que um dia, seu pai, um homem muito sábio, lhe deu um presente: Uma... Veja mais flor muito rara, da qual só havia um exemplar em todo o mundo. O pai lhe entregou o vaso com a flor e lhe disse: filha, esta flor vai lhe ajudar muito mais do que você imagina! Você terá apenas que regá-la e podá-la de vez em quando, e, às vezes, conversar um pouquinho com ela. Se assim fizer, ela enfeitará sua casa e lhe dar á em troca esse perfume maravilhoso. A jovem ficou muito emocionada, afinal a flor era de uma beleza sem igual.
Mas o tempo foi passando, os problemas surgiam, o trabalho consumia todo o seu tempo, e a sua vida, que continuava confusa, não lhe permitia cuidar da flor. Ela chegava em casa, e as flores ainda estavam lá, não mostravam sinal de fraqueza ou morte, apenas estavam lá, lindas, perfumadas. Então ela passava direto. Até que um dia, sem mais nem menos, a flor morreu. Ela chegou em casa e levou um susto!
A planta, antes exuberante, estava completamente morta, suas raízes estavam ressecadas, suas flores murchas e as folhas amareladas. A jovem chorou muito, e contou ao pai o que havia acontecido. Seu pai então respondeu: eu já imaginava que isso aconteceria, e, infelizmente, não posso lhe dar outra flor, porque não existe outra igual a essa. Ela era única, assim como seus filhos, seu marido e sua família.
Todos são bênçãos que o senhor lhe deu, mas você tem que aprender a regá-los, podá-los e dar atenção a eles, pois assim como a flor, os sentimentos também morrem. Você se acostumou a ver a flor sempre lá, sempre viçosa, sempre perfumada, e esqueceu de cuidar dela. Por fim, o pai amoroso e sábio concluiu: Filha! Cuide das pessoas que você ama!
E você, tem cuidado das flores raras que Deus lhe empresta, em forma de filhos, esposa, esposo, irmãos e outros familiares? Lembre-se sempre que seus amores são flores únicas que lhe compete cuidar. Problemas surgem. O trabalho pode ser feito mais tarde. Compromissos sociais podem ser adiados, mas os filhos dependem dos seus cuidados constantes para que não venham a fenecer.
Cada pessoa é uma flor única... Não há no universo outra igual... O Divino cultivador as deposita em nosso lar, confiando-as aos nossos cuidados.
E para que essas flores raras possam perfumar sempre o ambiente, ofertando-nos sua beleza, é preciso que as podemos de vez em quando, e as reguemos todos os dias com gotas de afeto e compreensão. Pense nisso, mas pense agora!

A Fábula da Convivência



Durante uma era glacial, muito remota, quando parte do globo terrestre
esteve coberto por densas camadas de gelo, muitos animais não resistiram ao
frio intenso e morreram, indefesos, por não se adaptarem às condições do
clima hostil.
Foi então que uma grande manada de porcos-espinhos, numa tentativa de se
proteger e sobreviver, começou a se unir, e juntar-se mais e mais.
Assim, cada um podia sentir o calor do corpo do outro.
E todos juntos, bem unidos, agasalhavam-se mutuamente, aqueciam-se
enfrentando por mais tempo aquele forte inverno .
Porém, vida ingrata, os espinhos de cada um começaram a ferir os
companheiros mais próximos, justamente aqueles que lhes forneciam mais
calor, aquele calor vital, e afastaram-se feridos, magoados, por não
suportarem mais tempo os espinhos dos seus companheiros.

Doíam muito...

Mas, essa não foi a melhor solução : afastados, separados, logo começaram a
morrer congelados, os que não morreram voltaram a se aproximar, pouco a
pouco, com jeito, com precauções, de tal forma que, unidos, cada qual
conservava uma certa distância do outro, mínima, mas o suficiente para
conviver, resistindo à longa era glacial.

Sobreviveram...

É fácil trocar palavras, difícil é interpretar os silêncios !
É fácil caminhar lado a lado, difícil é saber como se encontrar !
É fácil beijar o rosto, difícil é chegar ao coração !
É fácil apertar as mãos, difícil é reter o seu calor !
É fácil sentir o amor, difícil é conter sua torrente !

Que possamos nos aproximar uns dos outros com amor e serenidade de tal forma
que nossos espinhos não firam as pessoas que mais amamos tanto no trabalho,
na escola, na igreja, em casa ou na rua.


Autor Desconhecido

Auto Superação

OS SETE PASSOS PARA A SUPERAÇÃO DO CONTROLO DO EGO
Aqui estão sete sugestões para a/o ajudar a transcender os conceitos enraizados do orgulho. Foram escritas com o intuito de preveni-lo contra a falsa identificação com o ego orgulhoso.
Dr. Wayne W. Dyer


1. Pare de se sentir ofendida/o
O comportamento de outras pessoas não é motivo para se sentir imobilizada/o. Existe a ofensa apenas quando você se enfraquece. Se procurar por situações que o aborreçam, irá encontrá-las em cada esquina. É o ego no controlo a convencê-lo de que o mundo não deveria ser do jeito que é. Mas é possível tornar-se um observador da vida e alinhar-se com o Espírito da Criação universal. Não se alcança o poder da intenção sentindo-se ofendido. Procure erradicar, de todas as formas possíveis, os horrores do mundo, que emanam da identificação maciça do ego, e esteja em paz. Assim como nos lembra o Curso Em Milagres, a paz está em Deus e você que é parte Dele só retorna ao lar em Sua paz. O Ser está em Deus e você que é parte Dele só retorna ao lar em Sua paz. Ficar ofendido cria o mesmo tipo de energia destrutiva que a princípio o feriu, e leva à agressão, ao contra-ataque e à guerra.

2. Abandone a necessidade de vencer

O ego adora dividir-nos entre vencedores e perdedores.
A busca pela vitória é a forma infalível de evitar o contacto consciente com a intenção. Porquê? Porque basicamente é impossível vencer sempre. Algumas pessoas serão mais rápidas, mais cheias de sorte, mais jovens, mais fortes e mais espertas que você e acabará por se sentir insignificante e sem valor diante delas.
Você não se resume às suas conquistas e vitórias. Uma coisa é gostar de competir e de se divertir num mundo onde vencer é tudo, mas não precisa de ser assim nos seus pensamentos. Não há perdedores num mundo onde todos partilham da mesma fonte de energia. Só se pode afirmar que, em determinado dia, a sua atuação esteve num certo nível comparada com outras. Mas cada dia é diferente, com outros competidores e novas situações a serem consideradas. Você continua sendo a infinita presença num corpo que está a cada dia, ou a cada década, mais velho. Pare com essa necessidade de vencer, não aceite o conceito de que o contrário de vencer é perder. Esse é o medo do ego. Se o seu corpo não está a responder de forma vencedora, não importa, significa que você não está a identificar-se unicamente com o seu ego. Seja um observador, perceba e aprecie tudo sem a necessidade de ganhar um troféu. Esteja em paz e alinhe-se com a energia da intenção. De forma inusitada, as vitórias aparecerão mais no seu caminho quanto menos as desejar.
3. Abandone a necessidade de estar certo

O ego é a raiz de muitos conflitos e desavenças porque o impulsiona a julgar as pessoas como erradas. Quando a pessoa é hostil, houve uma desconexão com o poder da intenção. O Espírito de Criação é generoso, amoroso e receptivo; e livre de raiva, ressentimento ou amargura. Cessar a necessidade de ter razão nas discussões e nos relacionamentos é como dizer ao ego: “Não sou teu escravo. Quero tornar-me generosa/o. Quero rejeitar a necessidade de ter razão”.
Dê-se a si própria/o oportunidade de se sentir bem, dizendo a outra pessoa que ela está certa, e agradeça-lhe por ela a/o direccionar ao caminho da verdade”.
Ao deixar de querer ter razão, você fortalece a conexão com o poder da intenção. Mas fique atento, pois o ego é um combatente determinado. Tenho visto pessoas terminarem lindos relacionamentos por apego a necessidade de estarem certas. Preste atenção à vontade controlada pelo ego. Quando estiver no meio de uma discussão, pergunte a si mesmo; “Quero estar certo ou ser feliz?” Ao optar por ser feliz, amoroso e predisposto espiritualmente, a conexão com a intenção se fortalecerá. Esses momentos expandem novas conexões com o poder da intenção. A Fonte universal começará a colaborar com você para uma vida criativa ao qual foi predestinado a viver.
4. Abandone o querer ser superior

A verdadeira nobreza não é uma questão de ser melhor que os outros. É uma questão de ser melhor ao que você era. Concentre-se em seu crescimento, consciente de que ninguém neste planeta é melhor que ninguém. Todos nós emanamos da mesma força de vida criadora. Todos temos a missão de realizar nossa pretendida essência, tudo que precisamos para cumprir nosso destino está ao nosso alcance. Mas nada é possível quando nos sentimos superiores aos outros. É um velho ditado e, todavia, verdadeiro: somos todos iguais aos olhos de Deus. Abandone a necessidade de sentir-se superior, perceba a expansão de Deus em cada um. Não julgue as pessoas pelas aparências, conquistas, posses e outros índices do ego. Ao projectar sentimentos de superioridade retorna a você sentimentos de ressentimentos e até hostilidade. Esses sentimentos são veículos que os levam para longe da intenção. O Curso em Milagres aborda essa necessidade de se sentir especial e superior. A distinção sempre leva a comparações. Baseia-se na falta vista no outro, e se mantém pela procura e ostentação das falhas percebidas.
5. Deixe de querer ter mais

O mantra do ego é “mais”. Ele nunca está satisfeito. Não importa o quanto conquistou ou conseguiu, o ego insiste que ainda não é o suficiente. Ele põe você num estado perpétuo de busca e elimina a possibilidade de chegada. Na realidade, você já está lá e a forma que opta para usar esse momento presente da vida é uma escolha. Ao cessar essa necessidade por mais, as coisas que mais deseja começam a chegar até você. Sem o apego da posse, fica mais fácil compartilhar com os outros. Você percebe o pouco que precisa para estar satisfeito e em paz.
A Fonte universal é feliz nela mesma, expande-se e cria vida nova constantemente. Nunca obstrua suas criações por razões egoístas. Cria e deixa ir. Ao cessar a necessidade do ego de ter mais, você se unifica com a Fonte. Como um apreciador de tudo que aparece, aprende a lição poderosa de São Francisco de Assis: “É dando que se recebe”. Ao permitir que a abundância lhe banhe, você se alinha com a Fonte e deixa essa energia fluir.
6. Abandone a ideia de si baseada nos seus defeitos
É um conceito difícil quando se acredita que a pessoa é o que ela realiza. Deus compõe todas as músicas. Deus constrói todos os prédios. Deus é a fonte de todas as realizações. Posso ouvir os egos protestando em alto e bom som. Mas, vá se afinizando com essa idéia. Tudo emana da Fonte! Você e a Fonte são um só! Você não é esse corpo ou os seus feitos. Você é um observador. Veja tudo ao seu redor e seja grato pelas habilidades acumuladas. Todo crédito pertence ao poder da intenção, o qual lhe fez existir e do qual você é uma parte materializada. Quanto menos atribuir a si mesmo suas realizações, mais conectado estará com as sete faces da intenção, mais livre será para realizar e muito aparecerá em seu caminho. Quando nos apegamos às realizações e acreditamos que as conseguimos sozinhos abandonamos a paz e a gratidão à Fonte.
7. Deixe a sua reputação de lado
A sua reputação não está localizada em si. Ela reside na mente dos outros. Você não tem controlo algum sobre isso. Ao falar para 30 pessoas, terá 30 imagens. Conectar-se com a intenção significa ouvir o coração e direccionar a sua vida baseado no que a voz interior lhe diz. Esse é o seu propósito aqui. Ao preocupar-se demasiadamente em como está sendo visto pelos outros, mostra que seu eu está desconectado com a intenção e está a ser guiado pelas opiniões alheias. É o seu ego no controle. É uma ilusão que se levanta entre você e o poder da intenção. Não há nada a fazer, a não ser que você se desconecte da fonte de poder convencido de que seu propósito é provar o quão poderoso e superior é, desperdiçando sua energia na tentativa de obter uma reputação maior entre outros egos. Faça o que fizer, guie-se sempre pela voz interior conectada e seja grato à Fonte. Atenha-se ao propósito, desapegue-se dos resultados e assuma a responsabilidade do que reside dentro de você: seu carácter. Deixe os outros discutirem sobre a sua reputação, isso não interessa. Ou como o título de um livro diz: O que você pensa não me diz respeito!

Importante Dia !


Faça do hoje o melhor e mais importante dia.
Você vivendo este dia
Do ontem, guarde apenas as lembranças que possam ser úteis ao seu aprendizado.
Faça do amanhã o seu projeto mais audaz.
Cultive a coragem, pois o medo gera a fraqueza e o desânimo.
Não seja tão exigente com seus amigos, pois eles fazem o melhor por você
Nem seja tão temeroso quanto aos seus inimigos,
eles já fizeram o máximo que podiam, contra
Seja justo e sincero com aqueles que o cercam mas não queira ter Amigos em grande quantidade
Prefira aqueles que têm a coragem de dizer a verdade,
mesmo quando esta machuca
Seja cauteloso com os seus inimigos de hoje;
Procure conhece-los um pouco mais.
Algum deles pode vir
A tornar-se seu amigo amanhã.
No entanto, não se iluda, amigos e inimigos sempre existirão.
Quanto ao seu crescimento como pessoa,
Esteja sempre atento e disposto às mudanças.
Seja flexível, estude o seu comportamento, mude de atitude
Quando necessário.
Não culpe o mundo pelas suas frustrações.
Grande parte delas Resulta de escolhas que você fez livremente.
Se não for capaz de mudar suas atitudes
Não haverá nenhuma pessoa ou lugar que possa te fazer feliz
Pois felicidade não depende apenas de fatores externos.
Felicidade é a consciência e a percepção do crescimento adquirido
Se você quer colher bons frutos, paciente no cultivo.
O teu filho provavelmente não cumprirá tuas ordens, mas certamente,
Seguirá teu exemplo.
Não perca tempo sofrendo pelo que você não tem ou não é,
valorize o que você tem.
Não peça que a vida te dê as pessoas que você ama,
Ame as pessoas que a vida lhe deu.
A sua vida pode não ser um mar de rosas, mas é um fértil terreno a ser cultivado.
Plante o seu Jardim!!!


Antonio Caetano Afonso

Feijões ou Problemas?



Reza a lenda que um monge, próximo de se aposentar, precisava encontrar um sucessor. Entre seus discípulos, dois já haviam dado mostras de que eram os mais aptos, mas apenas um o poderia.

Para sanar as dúvidas, o mestre lançou um desafio para pôr a sabedoria dos dois à prova: ambos receberiam alguns grãos de feijão e que deveriam colocá-los dentro dos sapatos, para então empreender a subida de uma grande montanha.

Dia e hora marcados, começa a prova. Nos primeiros quilômetros, um dos discípulos começou a mancar. No meio da subida, parou e tirou os sapatos. As bolhas em seus pés já sangravam, causando imensa dor. Ficou para trás, observando seu oponente sumir de vista.

Prova encerrada, todos de volta ao pé da montanha, para ouvir do monge o óbvio anúncio. Após o festejo, o derrotado aproxima-se e pergunta como é que ele havia conseguido subir e descer com os feijões nos sapatos:

- Antes de colocá-los no sapato, eu os cozinhei..

MORAL DA HISTÓRIA:

Carregando feijões ou problemas, há sempre um jeito mais fácil de levar a vida. Problemas são inevitáveis...já a duração do sofrimento, é você quem determina.

domingo, 27 de fevereiro de 2011

Teu Recanto


Livro: Encontro Marcado
Emmanuel & Francisco Cândido Xavier

Teu Recanto


Quando se te fale de paz e felicidade no mundo, reporta-te ao serviço que a vida te confiou.

Efetivamente, não podes acionar alavancas que determinem tranqüilidade e ordem para milhões de pessoas; no entanto, é justo assegures a harmonia de teu recanto. Seja ele uma casa de vastas dimensões, um pequeno apartamento ou apenas um ângulo de quarto estreito, esse é o teu mundo pessoal que povoas mecanicamente com as tuas forças mentais consubstanciadas naquilo que sentes e sonhas. É razoável coloques nele o que possuas de melhor. A limpeza digna e os pensamentos nobres, os planos de ventura e os anseios de progresso. Aí conviverás com as meditações e as páginas que te levantem o espírito aos planos mais elevados e pronunciarás as palavras escolhidas do coração para ajudar e abençoar.

Nessa faixa de espaço, recolherás as impressões menos felizes dos outros em torno da vida, de modo a reformulá-las sensatamente com o verbo otimista e edificante de que dispões, aperfeiçoando e abrilhantando as idéias e opiniões que te procurem a convivência.

Embalsamarás esse lugar pequenino com as vibrações de tuas preces, nelas envolvendo os amigos e adversários, endereçando a cada um deles a tua mensagem de entendimento e concórdia, daí saindo, de sol a sol, a fim de espalhardes o melhor de ti mesmo, a benefício dos semelhantes, a começar do reto cumprimento das tuas obrigações.

Toda vez que venhas a escutar comentários alarmantes, acerca das convulsões da Terra ou dos problemas cruciantes da Humanidade, reporta-te ao teu recanto e recomeça nela, cada dia, o serviço do bem.

Todos possuímos situação particular, perante a Providência Divina, tanto quanto possuímos exato lugar à frente do Sol.

Considera a importância da tarefa em tuas mãos para o engrandecimento da vida. Tudo o que existe de grande e belo, bom e útil, vem originariamente do Criador por intermédio de alguma criatura, em alguma parte. Examina o que sentes, pensas e fazes, no lugar em que vives.

Teu recanto - tua presença.

Onde estiveres, estás produzindo algo, diante do próximo e diante de Deus.